Clipe de ‘Smells Like Teen Spirit’, do Nirvana, bate 2 bi de views no YouTube
Clipe estreou na TV em 1991 e foi publicado no YouTube em 2009
“Here we are now, entertain us”. Você pediu, o Nirvana entregou. O clipe clássico da banda grunge para o hit de 1991 “Smells Like Teen Spirit” ultrapassou a marca de dois bilhões de visualizações no YouTube.
Dirigido por Samuel Bayer, o vídeo — que mostra Kurt Cobain e companhia incendiando o ginásio de uma escola — estreou na MTV no segundo semestre de 1991 e rapidamente projetou a banda para o estrelato mundial.
Enquanto a maioria dos clipes musicais com mais de dois bilhões de visualizações no YouTube vem de artistas do pop, reggaeton, country e hip-hop — como Justin Bieber, Taylor Swift, Maroon 5, Katy Perry, Enrique Iglesias, Luis Fonsi, Daddy Yankee, Adele, Ed Sheeran, Shakira e Alan Walker —, alguns vídeos de rock também chegaram a esse patamar.
Entre os nomes do rock que atingiram essa marca estão: Twenty One Pilots (“Stressed Out”, “Heathens”), Imagine Dragons (“Believer”, “Thunder”), Guns N’ Roses (“November Rain”) e Linkin Park (“Numb”).
O clipe de “Smells Like Teen Spirit” foi publicado no YouTube em 2009 e atingiu o primeiro bilhão de visualizações em 2019.
Dois meses após o lançamento, a música que marcou uma geração chegou ao topo da parada Alternative Songs da Billboard em 23 de novembro de 1991 e alcançou a 6ª posição na Billboard Hot 100.
Com versos enigmáticos como “A mulato, um albino, um mosquito, minha libido” e cenas de líderes de torcida anarquistas incitando adolescentes no meio da fumaça e do caos, o vídeo contrastava com os nomes que dominavam as paradas na época, como Bryan Adams, Michael Bolton, Mariah Carey e Boyz II Men.
A faixa impulsionou o álbum “Nevermind” ao topo das paradas e, em 11 de janeiro de 1992, desbancou “Dangerous“, de Michael Jackson, da primeira posição da Billboard 200.