fbpx
Você está lendo
CHEN, do EXO, abraça maturidade e reencontra paixão pela música em jornada solo

CHEN, do EXO, abraça maturidade e reencontra paixão pela música em jornada solo

Em entrevista, cantor sul-coreano fala sobre primeira memória sobre o Brasil

Avatar de Isabela Pacilio
CHEN

CHEN, um dos integrantes do EXO, é conhecido pelos vocais poderosos e a habilidade técnica, mas sua experiência na indústria do kpop vai além dos palcos. Aos 31 anos, o cantor vive uma nova fase muito mais livre na carreira como solista. Contratado pela INB100 Entertainment, ele lançou recentemente o mini-álbum “DOOR” e quer seguir nos próximos anos fazendo o que mais gosta: cantar.

“Debutei há mais de 12 anos. Entrar em uma nova empresa foi como uma virada de chave para mim e o início de uma nova jornada na vida”, avalia o cantor, em entrevista para a Billboard Brasil.

VEJA TAMBÉM
Stray Kids

“Por isso, estou mais apaixonado por tudo. E não só eu! Todos os funcionários estão cheios de paixão. É um momento de muita alegria e aprendizado para mim. Quero continuar melhorando e crescendo.”

Também estão, na mesma empresa, seus amigos e colegas do EXO, Baekhyun e Xiumin. Dias após a entrevista, o trio entrou em uma briga judicial contra a companhia anterior, a SM Entertainment, que ainda detém os direitos do grupo.

O EXO debutou em 2012 e tem hits como “Love Shot”, “Call Me Baby”, “Ko Ko Bop”, “Growl”, “Monster”, entre outros. Eles acumulam mais de 1,2 bilhão de visualizações no YouTube. Infelizmente, ainda não vieram ao Brasil (mas a esperança é a última que morre!).

“Quando penso no Brasil, a primeira coisa que vem na cabeça é o futebol! Não posso dizer que amava futebol quando eu era criança. Mas na Copa do Mundo em 2002, obviamente a Coreia do Sul estava muito animada. Pude ver o time do Brasil pela primeira vez, e fiquei muito impressionado [com a habilidade], foi algo que ficou marcado no meu coração!”, conta CHEN. Na época, o país do cantor dividiu a sede da competição com o Japão.

“É incrível [ter fãs do outro lado do mundo]. Espero ter a oportunidade de ir em todos os lugares onde meus fãs estão. E espero também retribuir o apoio e amor que eles [os brasileiros] me dão.”

Assista à entrevista:

Com “DOOR”, CHEN explorou músicas lentas, românticas e outras mais animadas. Foi uma forma de traduzir as diferentes fases da vida, como ele explica.

“Vamos passar por muitos tipos de emoções à medida que vivemos. Às vezes, a gente é consumido por uma emoção só para ser desprovido dela depois. Enfrentar obstáculos e avançar nas dificuldades da vida nos ajudam a encontrar sentimentos positivos e felizes no futuro.”

Questionado sobre os altos e baixos da carreira, o cantor ressalta a importância do apoio do público. “Nunca temos garantia de nada. Sempre há uma razão para cada mínima coisa [acontecer]”, diz.

“E aprendi que [superar desafios] foi possível porque nós [EXO] estávamos todos juntos. Obviamente, tudo ocorreu bem pelo amor [e apoio] que os nossos fãs sempre nos deram e continuam nos dando. Então, eu aprendo mais uma vez que receber todo esse amor e apoio é algo que não vem fácil [e sem trabalho duro]”, completa CHEN.

CHEN
CHEN (INB100 Entertainment/Divulgação)

Amadurecimento

A maturidade e experiência acumulada na trajetória transparece nas respostas durante a entrevista na chamada de vídeo. CHEN encara os desafios da vida e a própria cobrança com a carreira de maneira positiva.

Essas [minhas] expectativas, na verdade, acabam criando novas experiências para mim. Porque eu não deveria me contentar com o que sempre fiz… Estou sempre pronto para enfrentar novos desafios”, ele começa.

“Claro, se eu tentar algo, não quero ser impulsivo. Quero ficar satisfeito com o que faço, por isso costumo ser bastante rígido comigo mesmo. Mas, em vez do que me sentir sobrecarregado por isso, me sinto mais animado com a nova direção que estou tomando”, explica em seguida.

E a pressão da indústria do kpop por resultados –com grupos novos surgindo a cada mês e disputas constantes pelo topo dos charts –também vem de forma otimista.

“Acredito que se eu fizer músicas que gosto e aprecio… Os resultados virão no tempo necessário, mesmo que demore. Eu sou muito grato pelos fãs que realmente amam minha música. Não sinto essa pressão, porque faço o que amo, que é cantar… Então, em vez de pensar nos resultados [o caminho] é encontrar felicidade durante o processo”, finaliza CHEN.

CHEN
CHEN (INB100 Entertainment/Divulgação)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.