Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Além da atuação: conheça a carreira musical de Teyana Taylor

Atriz que levou Globo de Ouro também está indicada ao Grammy 2026

Teyana Taylor (créditos - reprodução)

Teyana Taylor (créditos - reprodução)

Ela é o momento! Neste domingo (11), Teyana Taylor levou o troféu de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme “Uma Batalha Após a Outra” no Globo de Ouro 2026. Mas sua carreira vai além das artes cênicas. Ela é um fenômeno também na música.

A norte-americana concorre ao Grammy 2026 na categoria Melhor Álbum de R&B por “Escape Room”, lançado em agosto de 2025. O álbum visual é descrito como uma experiência sonora e cinematográfica, e conta com 22 faixas, entre canções e monólogos.

Mas sua carreira na indústria musical começou muito antes. Em 2006, com apenas 15 anos, a artista multifacetada foi convidada a coreografar o videoclipe de “Ring the Alarm”, de Beyoncé.

A partir disso, Teyana passou a trabalhar nos videoclipes de grandes nomes da música, como Jay Z e Kanye West, chegando a ganhar o prêmio de Melhor Coreografia no MTV Video Music Awards (VMA) em 2016, por “Fade”, no qual protagoniza a produção.

Teyana inaugurou a fase como cantora em 2007, quando assinou com a Star Trak, gravadora de Pharrell Williams. Um ano depois lançou seu primeiro single “Google Me”.

Já o primeiro álbum saiu em 2014. “VII” foi lançado na Getting Out Our Dreams (G.O.O.D.), gravadora de Kanye West, na qual a norte-americana também disponibilizou os discos “K.T.S.E.” (2018) e “The Album” (2020), o último antes de anunciar uma pausa na carreira musical.

O hiato na música foi provocado pela vontade de se dedicar a novos caminhos. A cantora, dançarina, compositora, modelo e coreógrafa, então, adicionou mais profissões em seu currículo, dando seus primeiros passos como atriz e diretora. Em entrevista ao “Deadline”, ela explicou que a decisão surgiu por querer mais para si mesma e pelo desejo de abrir novas caixas.

Em 2021, ela fundou o The Aunties Production, um estúdio para produção 360. Em 2023, estrelou “Mil e Um”, filme vencedor do Grande Prêmio do Júri do Festival de Sundance. E em 2025, co-estrelou “Uma Batalha Após a Outra” ao lado de Leonardo DiCaprio.

Depois de ser indicada ao Critics Choice Awards e de levar o troféu no Globo de Ouro, Teyana Taylor está cotada para o Oscar 2026, cuja lista oficial de indicados será disponibilizada em 22 de janeiro.

No dia 1º de fevereiro, entretanto, será possível descobrir se a artista multifacetada levará seu primeiro troféu no Grammy Awards por “Escape Room”.