Você está lendo
Carnaval na Sapucaí terá três noites, Oscar e reconhecimento facial

Carnaval na Sapucaí terá três noites, Oscar e reconhecimento facial

Confira inovações da folia em 2025

Avatar de Billboard Brasil
Carnaval na Sapucaí terá muitas novidades em 2025

Pela primeira vez na história, o Carnaval do Grupo Especial do Rio de Janeiro contará com três datas de desfile: 2, 3 e 4 de março. Com quatro escolas por noite em vez de seis, o formato promete dar um novo ritmo para a competição. Mas esta não será a única novidade deste ano na Marquês de Sapucaí. Organizadora do evento, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) apostou em uma série de inovações para tentar dar mais dinamismo ao “maior espetáculo da terra”. 

Entre as medidas anunciadas, destacam-se melhorias no controle de acesso à pista e a implementação do reconhecimento facial nos ingressos populares. Confira abaixo as principais novidades do carnaval 2025.

VEJA TAMBÉM
Silvio Santos foi homenageado no Carnaval carioca em 2001

 

Três noites de desfile

O desfile das 12 escolas de samba do Grupo Especial será realizado ao longo de três noites no Sambódromo da Marquês de Sapucaí: domingo, segunda-feira e terça-feira de Carnaval. A mudança promete dar condições iguais a todas as escolas diante dos julgadores, já que nenhuma terá que desfilar pela manhã, sob a luz do Sol. Com menos agremiações por dia, a tendência é que o espetáculo seja mais curto e que todas elas também recebam o mesmo carinho da arquibancada, já que muitas vezes as últimas escolas costumavam desfilar ao amanhecer para um Sambódromo esvaziado.  

 

Iluminação cênica e nova abertura

A mudança acima também influencia na cenografia dos desfiles. Todas as escolas passarão pela Avenida com iluminação cênica completa. Além disso, uma nova abertura com efeitos visuais foi preparada para marcar o início dos desfiles e surpreender o público.

 

Rodas de samba na Praça da Apoteose

Após cada noite de desfile, o público poderá aproveitar rodas de samba na Praça da Apoteose. O objetivo é proporcionar uma dispersão mais organizada dos foliões, além de ampliar a festa para além da Avenida. A ideia é aproveitar a festa que já existia informalmente no famoso “arrastão”, quando os foliões entravam na pista atrás da última escola a desfilar para cantar e brincar na avenida.

 

Oscar na Sapucaí

A premiação do Oscar acontece na mesma noite do desfile de domingo. Caso o longa-metragem brasileiro “Ainda Estou Aqui” (indicado a Melhor Filme e Melhor Filme Internacional) ou a atriz Fernanda Torres (concorrente a Melhor Atriz) sejam premiados, eles serão reverenciados na Sapucaí. Sem interromper a programação, a Liesa planeja destacar o feito histórico do cinema nacional e anunciar o resultado para o público entre os desfiles.

 

Redução de credenciais na pista

Uma das principais mudanças para este ano será a diminuição drástica de credenciais que permitem acesso à pista. A medida visa garantir que apenas artistas e profissionais essenciais ao espetáculo circulem na Passarela do Samba, melhorando a fluidez dos desfiles. O problema de excesso de público não-autorizado na pista persiste há anos na Sapucaí.

 

Ingressos populares com reconhecimento facial

Para evitar a revenda indevida, a Liesa implementou um sistema de reconhecimento facial para os ingressos gratuitos distribuídos às escolas. O novo método garante que os bilhetes cheguem às mãos do público certo, evitando desvios.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.