Blockout: por que celebridades (inclusive da música) estão sendo bloqueadas em massa?
Nomes como Taylor Swift, Drake, Beyoncé, Ariana Grande são alvo de protesto
Uma nova trend no TikTok está promovendo o bloqueio em massa de celebridades. E nomes da música como Taylor Swift, Drake, Beyoncé,Selena Gomez, Demi Lovato, Ariana Grande, Miley Cyrus entre (muitos) outros estão na lista. Chamada de Blockout 2024 ou de Celebrity Blockparty, a onda de protesto viralizou.
A trend nasceu principalmente em resposta ao Met Gala de 2024, evento onde não se ouviu um pio sobre a guerra de Israel contra a Palestina. Em vez de xingar celebridades que não se manifestaram sobre o conflito, o que daria engajamento a eles, os manifestantes digitais estão bloqueando suas contas em redes sociais, na intenção de prejudicar suas receitas publicitárias.
Como nasceu a trend de bloqueio de celebridades?
A trend parece ter começado com um TikToker chamado @blockout2024. Ele postou seu primeiro vídeo sobre a tendência na quarta-feira, um dia após o Met Gala deste ano, onde os super-ricos pagaram US$ 75 mil por um ingresso.
@keditzz_user #blocked #blockout2024 #metgala #boycott #celebrity #influencers #cancelled #taylorswift #zendaya ♬ Kawaii Aesthetic – LoES
O TikToker expôs o motivo por trás da tendência: “Quando os odiamos, eles ganham dinheiro. Quando os elogiamos, eles ganham dinheiro. Mas quando bloqueamos suas contas nas redes sociais e esquecemos completamente seus nomes, eles perdem tudo.”
Por que as pessoas estão bloqueando celebridades?
De acordo com o criador da trend, o BlockOut 2024 é voltado para celebridades que não usam suas plataformas para expressar apoio à Palestina.