Billboard Explica: Por que Karol G é a ‘Mulher do Ano’ de 2024?
Superestrela colombiana é a primeira artista de língua espanhola a receber honra
Em 2023, Karol G compartilhou seu sonho supremo com a Billboard: “Se me perguntassem, ‘Karol, qual seria o seu sonho?’ Seria que o seu nome fosse reconhecido em todo o mundo. Isso seria incrível.” Avançando para hoje, fica claro que ela não está apenas sonhando mais – ela está vivendo isso.
Esta quarta-feira (6) marca um marco significativo para a superestrela colombiana, pois ela está prestes a receber o prestigioso prêmio de mulher do ano no Billboard Women In Music Awards de 2024. Essa reconhecimento a torna a primeira artista que grava principalmente em espanhol a receber a honra desde a inauguração da cerimônia em 2007 – um testemunho de seu impacto e influência incomparáveis na indústria.
A nativa de Medellín não apenas quebrou recordes, mas também solidificou seu legado na música latina e além. Com um impressionante total de 30 músicas no Billboard Hot 100, incluindo o sucesso “TQG” ao lado de Shakira, suas conquistas falam volumes. No entanto, é no chart Hot Latin Songs onde a estrela de Karol G realmente brilha. Nesse gráfico, ela ostenta um recorde de 63 entradas – o mais alto para qualquer artista feminina. Além disso, seus 26 sucessos no top 10 e oito nº 1s, incluindo os sucessos “MAMIII” com Becky G, “Tusa” com Nicki Minaj e “Provenza”, destacam seu domínio.
Na verdade, Karol G ocupa o terceiro lugar em número de hits nº 1 entre as mulheres no chart Hot Latin Songs, ficando atrás apenas de Gloria Estefan com 15 e Shakira com 13 cada.
“Com seu imenso talento, Karol G criou um movimento para mulheres em todo o mundo devido às suas letras empoderadoras e confiança inspiradora”, disse Hannah Karp, diretora editorial da Billboard, quando Karol G foi anunciada como a homenageada mulher do ano. “O lançamento de seu álbum inovador ‘Mañana Será Bonito’ a provou uma força a ser reconhecida tanto nos gráficos em inglês quanto em espanhol. Estamos muito animados em homenageá-la como mulher do ano.”
“Karol G se tornou uma superstar global cantando em espanhol”, acrescentou Leila Cobo, diretora de conteúdo da Billboard, Latino/Español. “Isso mostra que música e arte não estão limitadas por idioma ou fronteiras, e a Billboard reconhece isso. Este é verdadeiramente um momento histórico para a marca e para a música latina.”