Billboard explica: a ascensão do ITZY
O que você precisa saber sobre a ascensão do grupo feminino de kpop
As meninas do ITZY são verdadeiras It Girls. Como grupos populares de kpop antes delas –incluindo f(x), 2NE1, BLACKPINK e TWICE – o quinteto alcançou rapidamente a fama internacional, aparecendo em várias paradas da Billboard desde sua estreia em 2019.
O ano de 2023 foi excepcional para o quinteto formado por Yeji, Lia (afastada do grupo por tempo indeterminado), Ryujin, Chaeryeong e Yuna. No verão, o grupo lançou seu sétimo EP, “Kill My Doubt”, que incluía o single principal “Cake”.
O EP tornou-se a quinta entrada delas na Billboard 200. Elas fizeram sua primeira aparição no ranking em 2021 com o EP “Guess Who” (nº 148) e desde então chegaram ao top 10 com o EP “Checkmate: Mini Album” em 2022 (nº 8).
Para começar o novo ano, o ITZY lançou seu segundo álbum de estúdio em 8 de janeiro. Intitulado “Born to Be”, o LP apresenta o single “Untouchable”, bem como a estreia solo de cada membro do grupo.
“Born to Be” marca o primeiro álbum em coreano do grupo desde “Crazy in Love”, de 2021, que chegou ao nº 11 na Billboard 200.
Desde a primeira aparição na parada da Billboard, o ITZY emplacou quatro músicas na Billboard Global 200, sendo o hit “In the Morning” (nº 34) uma delas.
Na Billboard Global Excl. U.S., o grupo conquistou cinco entradas, alcançando o top 40 com “In the Morning” (nº 22) e “Loco” (nº 29). Além disso, o grupo premiado emplacou 10 músicas na parada de Vendas Mundiais de Músicas Digitais, incluindo os sucessos no Top 10: “Dalla Dalla” (nº 2), “Wannabe” (nº 4), “Icy” (nº 7) e “Not Shy” (nº 8).