Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Billboard Brasil elege os melhores álbuns de 2023

Discos de kpop, reggaeton e R&B estão entre os indicados pelo time

Design sem nome 54

Álbuns de FBC, Victoria Monét e Tainy estão entre os melhores de 2023 segundo o time Billboard Brasil (Bel Gandolfo/Divulgação|avier Collin/Image Press Agency/NurPhoto/Reuters|Alberto E. Tamargo/Sipa USA/Reuters)

Estamos chegando ao fim de 2023, e é hora de relembrar o que marcou o ano. Com a música não é diferente, pensando nisso, aliado a um pouco de nostalgia, a equipe da Billboard Brasil indicou os melhores álbuns de 2023.

Com um time de gostos bem diversos entre as indicações, temos discos de pop, funk, kpop, R&B, reggaeton e muito mais.

“FML” –  SEVETEEN

(Indicação repórter Isabela Pacilio)

Em 2023, o SEVENTEEN foi um dos grandes destaques do kpop. O grupo lançou o décimo mini-álbum da carreira, “FML”. O projeto trouxe hits como “Super”, “Fire”, “F*ck My Life” e a declaração de amor para os fãs em “I Don’t Understand But I Love You”. O disco traz a habilidade dos cantores em explorar diversos gêneros, além da produção e composições impecáveis dos integrantes. O SEVENTEEN é um grupo completo e extremamente talentoso. O que eles prometem para 2024? Aguardando ansiosamente.

“O Amor, o Perdão e a Tecnologia Irão Nos Levar Para Outro Planeta” – FBC

(Indicação diretor de arte Marcos Artnoc)

Esse álbum é um resgate da música de pista e feito para dançar. A produção desse disco é acima da média dos lançados esse ano no Brasil. Quanto mais recursos eletrônicos são usados pelos grandes nomes da música, FBC foi na contramão dessa atualidade.

“Data” – Tainy

(Indicação repórter Ludmilla Correia)

Tainy, um dos principais produtores da música latina, uniu um time de gigantes da cena, como J Balvin, Bad Bunny, Mora, Young Miko e Julietta Venegas, para a criação de “Data”. O disco é um dos grandes lançamentos do ano. Além da sua sonoridade, ele chama a atenção por seus visuais inspirados nos animes da cultura japonesa e as transições perfeitas entre as faixas. Tanto que, após escutar o projeto por completo, é difícil escutar uma faixa isolada sem conectar à sua subsequente

Aclamado pela crítica, o disco já é recebeu prêmios. A faixa “Lo Siento BB” ganhou o Grammy Latino 2022 nas categorias melhor canção urbana e Melhor interpretação de reggaeton. Em 2023, concorreu ao melhor álbum de música urbana, mas perdeu para Karol G com “Mañana Será Bonito”. Em 2024, ele irá disputar o título melhor álbum de música urbana do Grammy principal.

“Jaguar II” – Victoria Monét

(Indicação repórter Bruna Calazans)

Lançado em agosto de 2023, Jaguar II é o segundo álbum de Victoria Monét, sucessor do Jaguar, de 2020. Com a chegada do disco, ela se tornou uma das grandes apostas do R&B. O trabalho rendeu para a artista norte-americana 7 indicações ao Grammy 2024, incluindo as categorias artista revelação e gravação do ano. Um dos destaques é o single “Oh My Mama”.

“Gag Order” – Kesha

(Indicação designer Eduardo Pignata)

Kesha escolhe esse nome para seu último álbum, com seu agora ex-produtor, fazendo referência a uma ordem judicial de silêncio. Musicalmente expondo lados mais experimentais, sinceros e até sombrios, porém libertadores. Mostrando que às vezes é necessário que nos escutemos e sejamos sinceros com nós mesmos, para assim sermos felizes de verdade.

“Sexta dos Crias” – Ramon Sucesso

(Indicação repórter Yuri da BS)

Primeiro LP que reproduz um set de funk no século XXI, “Sexta dos Crias” é uma homenagem, materializado pelas mãos de Ramon Sucesso, ao DJ Ulisses, DJ Miltinho (criadores do beat bolha) e a todos os DJs de funk do Rio de Janeiro. O carioca só conseguiu realizar o sonho de ser DJ depois de um pix inesperado que caiu na conta do pai. Hoje, é um dos nomes brasileiros mais comentados lá fora. Um álbum que subverte a lógica das plataformas de um jeito que condiz com o principal mote que acompanha o DJ Ramon Sucesso: distorcendo a realidade.