Ara Ketu desiste do Carnaval de Salvador e acusa Prefeitura de racismo
Grupo divulgou uma carta explicando suas motivações
O Ara Ketu não vai se apresentar no Carnaval de Salvador. O grupo divulgou uma carta explicando a decisão de abandonar a festa e citou um caso de racismo.
“No dia 27 de janeiro de 2024 fomos surpreendidos, mais uma vez, pela Prefeitura de Salvador com um tratamento que desvaloriza a nossa apresentação no Carnaval 2024. 31 anos depois a história se repete”, disse o grupo. Eles citaram a época em que a capital baiana proibia blocos afros de cortejar.
A banda contou que recebeu uma proposta de cachê com o mesmo valor que receberam em 2017. Segundo eles, isso é um “congelamento” de seus serviços.
Segundo o Ara Ketu, eles tentaram argumentar com a Prefeitura sobre o cachê, mas tiveram uma resposta negativa “e até humilhante”.
“Percebemos que não temos valor aqui, talvez pelo fato de pertencer a uma comunidade Preta e pobre, local que em nada é romantizado pela classe branca e mandatária de nosso Estado/Cidade”, argumenta o grupo.
A Billboard Brasil entrou em contato com a Prefeitura de Salvador mas, até a publicação dessa matéria, não obteve retorno. O espaço segue aberto.