ABBA faz tributo a engenheiro de som considerado ‘5º integrante’ do grupo
Michael B. Tretow morreu aos 80 anos
Michael B. Tretow, engenheiro de som sueco pioneiro que ajudou a criar a identidade sonora marcante do ABBA, morreu aos 80 anos.
A notícia foi confirmada por sua esposa e filho ao jornal sueco “Aftonbladet”, assim como pelo empresário de longa data da banda, Görel Hanser. A causa da morte não foi divulgada.
Conhecido por seu talento técnico em estúdio, Tretow era frequentemente chamado pelos fãs de o “quinto membro não oficial do ABBA”, devido ao papel indispensável que teve na criação do som inovador do grupo.
Ele trabalhou em todos os álbuns do ABBA durante sua fase mais consagrada, desde “Ring Ring” (1973) até “The Visitors” (1981), além de ser coproprietário do selo da banda, Polar Music. Ele não participou do álbum de reunião “Voyage”, lançado em 2021.
“Você significou mais para nós quatro no ABBA do que qualquer outra pessoa”, disse Benny Andersson ao “Aftonbladet“.
“Você foi um inspirador fantástico, criador de alegria e o melhor engenheiro de som que o mundo já viu”, completou. “Sinto sua falta. E guardei todos os seus cocos!”.
Björn Ulvaeus destacou que a importância de Tretow “não pode ser superestimada” e o lembrou como “uma pessoa calorosa, generosa e um bom amigo”.
Anni-Frid Lyngstad declarou: “Ninguém se encaixava como você. Para nós, você sempre será parte do som do ABBA e nunca será esquecido.”
Agnetha Fältskog relembrou o último encontro entre eles:
“Fico feliz por ter passado um tempo com você há algumas semanas… Você estava muito doente, mas sua risada e senso de humor continuavam ali. Guardo muitas lembranças, suas palavras de incentivo durante as gravações significaram muito. Estamos tristes agora, um talento único nos deixou. Durma bem, Micke, você estará para sempre em nossos corações.”
Tretow deixa a esposa e um filho.