Irmãs de Pau lançam ‘Gambiarra Chic Pt. 2’ com Duquesa, Ebony, Ventura Profana
Disco tem Dayeh, Brunoso, Fuso!, Athemus, Larinhx, Lorrany, DJ Cozy e Cyberkills
A dupla Irmãs de Pau, formada por Isma Almeida e Vita Pereira, lança “Gambiarra Chic Pt. 2”, segundo volume do projeto que articula vivência periférica, autonomia e estética com som pesado e colaborativo. O disco, que chegou às plataformas no dia 19 de maio, conta com participações de Duquesa, Ebony, Ventura Profana, Tasha Kayala e Polemik, além de produções de DJ Dayeh, Brunoso, Fuso!, Athemus, Larinhx, Lorrany, DJ Cozy e Cyberkills.
A obra aprofunda o conceito de “gambiarra chique” como síntese das contradições entre o luxo e o corre. “‘Mostramos como a dupla mudou nossa vida, como é chique viver com qualidade de vida e autonomia do nosso corpo: morar em um lugar confortável, ajudar nossa família, se alimentar bem e até mesmo fazer os procedimentos estéticos, colocar o cabelo que a gente gosta. E ao mesmo tempo, temos perrengues como abrir mão de muita coisa pra negociar”, explica Isma.
Com influências que vão do funk ao dancehall, passando pelo drill e rap, o álbum se constrói como manifesto de prazer, desejo e reexistência. “Com essas composições, narrativas e imagens, nós estamos colocando o nosso corpo, nosso desejo, nosso gozo e nosso tesão enquanto produtoras de nossa nova realidade, enquanto sujeitas da nossa própria história”, completa Vita.
A capa do disco, com direção criativa assinada pelo estúdio Puritana (de Gabe Lima e Gustavo Vieira), reforça essas tensões: ambientada numa sala de inspeção de aeroporto, a imagem alude às relações de poder e aos olhares de desejo sobre os corpos racializados e dissidentes. “Ali na salinha de inspeção, trás até uma alusão ao local de afeto que somos destinadas. Ao mesmo tempo que temos esses olhares de opressão vindo dos seguranças, eles também mostram os seus desejos para com nossos corpos”, diz Vita.