Você está lendo
À procura do line up perfeito: curador do Doce Maravilha revela estratégia do evento

À procura do line up perfeito: curador do Doce Maravilha revela estratégia do evento

Nelson Motta é produtor musical e jornalista com décadas de experiência

Jornalista e produtor musical Nelson Motta

Amigos de longa data, o produtor musical Nelson Motta e o empresário Luiz Oscar Niemeyer uniram forças para criar o Doce Maravilha, festival que acontece no Rio nos dias 25 e 26 de maio no Jockey Club. Visando celebrar a diversidade e riqueza da música brasileira, os dois tiraram do papel um sonho que nasceu há mais de uma década.

VEJA TAMBÉM
Clipe de 'São Paulo', de The Weeknd e Anitta

“A gente queria que fosse no Forte de Copacabana, porque era uma vista sensacional. Mas o evento nunca aconteceu”, conta Nelson em entrevista para a Billboard Brasil. O jornalista é o curador do evento, ou seja, responsável por escolher os artistas que subirão no palco.

Ao lado dos produtores Rod Tavares e Luiz Guilherme Niemeyer, da Bonus Track, a dupla veterana criou o Doce Maravilha.

“É como uma transfusão de sangue para mim. Eu adoro meu vampirismo [risos], essa absorção da energia da juventude deles. E eles se beneficiam da nossa experiência, dos perrengues que já passamos. Encontramos um equilíbrio maravilhoso.”

Jornalista e produtor musical Nelson Motta
Jornalista e produtor musical Nelson Motta (Victor Hugo Cecatto/Divulgação)

Como é escolhido o line up?

Aos 79 anos, Nelson já produziu shows de Marisa Monte, Elis Regina (1945-1982), Gal Costa (1945-2022), entre outros. A curadoria é baseada na experiência do produtor, além das novidades musicais que ele escuta no dia a dia.

“Busco a harmonia por contraste. Gosto de coisas que, aparentemente, são incompatíveis, mas que juntas harmonizam justamente por essa diferença. A coisa óbvia, previsível, para mim tem menos graça”, explica.

“Descobri isso quando trabalhei com a Marisa. O primeiro disco dela era caótico. Tinha de Waldick Soriano a Philip Glass, música clássica, brega… As pessoas não souberam classificar. Ela sabia construir essa harmonia pela diferença.”

O line up da edição de 2024 traz Maria Bethânia com Xande de PilaresJorge Ben Jor apresentando “É Coisa Nossa!”; Jorge Aragão com BKXamãDjongaAna Carolina e Negra LiCapital Inicial celebrando os 25 anos do acústico da MTV; entre outros shows especiais.

“A música brasileira é rica. Lutei muito, na minha carreira, contra o preconceito, a arrogância e a tentativa de superioridade de um gênero musical sobre o outro. Sempre detestei isso. É uma discussão que não vai adiante”, explica Nelson.

Jorge Aragão e Xamã (Divulgação)

Foi esse incentivo de misturas de gêneros musicais que o produtor reuniu Chico Buarque e Caetano Veloso em um programa de TV da Globo, exibido em 1986. Nelson escreveu “Chico & Caetano” com Luiz Carlos Maciel.

“Juntas os dois no horário nobre da TV era inconcebível. Era um escândalo! Foi graças a audácia do Roberto Talma e do Daniel Filho. Era um programa que as pessoas não acreditavam que estavam assistindo.”

O produtor avalia como um dos destaques do Doce Maravilha a possibilidade de tocar discos na íntegra. Caetano apresentou “Transa” na primeira edição do festival no ano passado.

“Funcionou maravilhosamente bem. Era um sonho antigo meu. Fiquei enchendo o saco do Caetano há bastante tempo [risos]. Outra alegria foi o Marcelo D2 apresentando ‘À Procura da Batida Perfeita’ [de 2003]. Eu entendo esse disco como um divisor de águas na música brasileira. A fusão perfeita do hip hop com o samba. Foi um dos shows mais emocionantes que eu já vi na minha vida. Nunca vou esquecer disso.”

Line up por dia do Doce Maravilha
Line up do Doce Maravilha (Reprodução/Instagram)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.