Você está lendo
A música mais triste do mundo é do Nirvana —e não estamos falando da letra

A música mais triste do mundo é do Nirvana —e não estamos falando da letra

Confira estudo que indica as canções mais alegres e tristes de todos os tempos

Avatar de Billboard Brasil
Krist Novoselic e Kurt Cobain

A música mais triste do mundo é “Something in the Way”, do Nirvana. Uma pesquisa realizada pela especialista em música Analiese Micallef Grimaud —e também psicóloga especializada em música investigou quais canções são consideradas as mais alegres e as mais tristes de todos os tempos. A música lançada em 1991 no álbum *Nevermind* conquistou o topo do ranking de melancolia.

O estudo considerou elementos como ritmo, dinâmica, tom, modo e timbre. A conclusão foi que canções com ritmo lento, dinâmica suave e timbre sombrio tendem a transmitir maior tristeza –características que descrevem perfeitamente o clássico composto por Kurt Cobain.

VEJA TAMBÉM
Foo Fighters

Entre outras faixas que apareceram no ranking das mais tristes estão “Everybody Hurts” (R.E.M.), “Tears in Heaven” (Eric Clapton), “Nutshell” (Alice in Chains) e “Black” (Pearl Jam).

Por outro lado, a música considerada a mais feliz de todos os tempos, de acordo com o estudo, é “Happy”, de Pharrell Williams. O sucesso de 2013 se destacou pelo ritmo acelerado, tom elevado e dinâmica intensa, elementos que contribuem para transmitir uma sensação de alegria.

A lista de músicas alegres também inclui “Hey Ya” (Outkast), “Girls Just Wanna Have Fun” (Cyndi Lauper), “Don’t Stop Me Now” (Queen) e “Feeling Good” (Nina Simone).

 

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.