A história por trás de ‘Raridade’, sucesso gospel de Anderson Freire
Faixa foi lançada em 2013 e é um dos grandes sucessos da carreira do cantor
Anderson Freire ganhou o mundo gospel ao lançar, em 2013, o álbum “Raridade”, segundo de sua carreira. O disco foi impulsionado pelo sucesso da faixa título, e se tornou o maior sucesso da carreira do cantor. No entanto, o que o público pode não saber é que a inspiração para a canção veio depois que ele fez uma visita a um presídio.
O cantor falou sobre o assunto durante sua participação no podcast “PodCrê”. Anderson contou que costumava visitar presídios e encontrou com uma mulher que mexeu com sua fé.
“Uma mulher me abraçou e falou: “Poxa, ora por mim! Existe jeito para mim? Você acredita?”. Eu imaginei a alma daquela mulher, ela chorava e eu orava por ela. Falei: “Essa alma tem valor”. Fui para casa e falei que ia escrever uma canção para a alma.”
O encontro inspirador aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim, cidade em que Anderson nasceu, no Espírito Santo. O conterrâneo de Roberto Carlos reforçou que, por ter sido criado naquela região, preza pela forma simples de falar sobre as coisas.
Um dos trechos de “Raridade” cita Ofir, uma cidade descrita na bíblia como um local de coisas raras. “Olhei para a alma daquelas mulheres e só Cristo para identificar o valor mais raro que o ouro puro de Ofir. Aí, comecei a escrever.”
‘Raridade’ quase não foi lançada
Depois de finalizar a composição, Anderson cogitou não lançá-la. Ele retornou ao presídio para cantar “Raridade” pela primeira vez. Segundo o cantor, colocá-la em seu repertório estava nos planos divinos. “Não existe métrica quando Deus quer fazer algo. Você tenta, mas não, não tem controle.”
Com o álbum, Anderson conquistou uma indicação ao Grammy Latino na categoria melhor álbum de música cristã em língua portuguesa. “Raridade”também conquistou um certificado de disco de diamante depois de ter vendido mais de 300 mil cópias.