Sorriso Maroto: doença de vocalista adiou planos de comemoração do grupo
Grupo de pagode celebra 25 de carreira neste ano
O Sorriso Maroto celebra 25 anos de carreira em 2023 com uma turnê pelo Brasil, com shows de 3h30 de duração, e um DVD de clássicos, “Sorriso Maroto – As Antigas”. O projeto será gravado em Belo Horizonte, Salvador e em São Paulo. Em entrevista à Billboard Brasil, o vocalista Bruno Cardoso contou que a ideia era ter feito esse projeto nos 20 anos de grupo, mas os planos tiveram que ser adiados quando ele foi diagnosticado com miocardite, doença que causa inflamação na parede média do coração, e precisou se afastar dos palcos.
“Eu costumo dizer para quem está mais perto da gente que tudo tem um motivo, um plano maior para acontecer. Se a gente não conseguiu realizar no ano 20, eu acho que algo mais legal nos esperava”, disse. “Esses cinco anos de espera nos serviram para reavaliar todo o nosso processo, e a gente conseguiu criar uma identificação maior com o público”.
Bruno acredita que, na época em que estava doente, ele não tinha tanta clareza sobre como se sentia em relação à doença e ao próprio Sorriso Maroto. “Hoje eu consigo olhar para trás e entender tudo o que aconteceu, com a minha saúde e com o próprio Sorriso. Isso fez com que a gente amadurecesse a ideia”.
Pandemia serviu como norte
O grupo também usou o período da pandemia de covid-19 para investir no repertório antigo para comemorar os 25 anos de estrada. Tudo porque as lives do grupo cantando hits como “Só na hora da dor”, “Relacionamento complicado” e “Eu te amo cada dia mais” durante o isolamento social tiveram quase 4 milhões de visualizações.
“Nós vamos revisitar figurinos, não fizemos grandes mudanças nos arranjos originais. Vamos tocar músicas que a gente fez há 20, 25 anos. Está sendo um sonho olhar para trás e ver como foi bacana tudo o que a gente construiu nesses últimos anos”, disse.
O repertório foi pensado nos fãs mais engajados, que acompanham o Sorriso Maroto há anos. São eles os que mais engajam em projetos como esse.
“É sempre uma galera que conhece muito do Sorriso Maroto, e aí que começa a nossa ‘brincadeira’, de tentar surpreender e saciar esse cara”, contou. “Isso faz com que o nosso desafio seja o de criar uma experiência única”.
Para o DVD, eles convidaram músicos com conexão com o grupo, caso de Péricles. “Ele tem uma participação muito interessante no processo de influência do Sorriso. A gente sempre teve o Exaltasamba como um norte, a gente queria ser como eles”, contou.
Outros nomes, como Belo e Xande de Pilares também participam do DVD, que ainda não tem data para ser lançado.