Ressuscitou? Rock cresce em audiência e volta ao radar global
Ghost, Sleep Token e Maneskin puxam ascensão do gênero em 2025


O rock volta a respirar com força em 2025. De acordo com o relatório semestral da Luminate, o gênero apresentou um crescimento expressivo em consumo digital nos Estados Unidos: 8,1% de aumento em streams de áudio sob demanda no primeiro semestre, superando o pop (+2,6%) e o hip-hop (+0,7%) no ritmo de expansão. É a maior alta entre os gêneros tradicionais, apontando para uma retomada da relevância do estilo, especialmente entre ouvintes jovens.
Entre os subgêneros, o alternative rock teve o maior crescimento em volume de streams (+8,9%) nos EUA, seguido por hard rock (+7,7%), punk (+6,5%) e metal (+6,2%).
Parte desse impulso vem de artistas como Ghost, que emplacou o álbum “Rite Here Rite Now” no topo do Billboard 200, e Sleep Token, que figura entre os nomes mais ouvidos da cena alternativa no primeiro semestre.

A tendência também é alimentada por fenômenos globais como Måneskin, banda italiana que mistura glam rock e pop punk e segue presente no Top 200 Global. O rock também marca presença no TikTok, onde teve um aumento de 21% em uso de faixas da categoria nos últimos seis meses, refletindo a redescoberta de catálogos antigos e o engajamento com novos artistas.
+Leia mais: Veja as 10 músicas mais ouvidas de 2025 (até agora)
Outro dado importante: 69% do consumo de rock vem de faixas de catálogo — músicas lançadas há mais de cinco anos — o que demonstra a longevidade do gênero. Em comparação, o pop tem 56% de consumo baseado em catálogo e o hip-hop, 53%.
Ouça “Rite Here Rite Now” do Ghost
Ouça os maiores sucessos de Måneskin