‘Nisso, Pelaram a Horta!!!’: a música inédita do violonista Garoto
Violonista Paulo Bellinati encontrou a pérola em meio a arquivos da família


O violonista Paulo Bellinati tem uma pérola nas mãos. Também compositor, arranjador e membro do grupo Pau Brasil, ele agora é também pode ser considerado um pesquisador após descobrir uma canção inédita do violonista Garoto (1915-1955) —um dos maiores instrumentistas da música brasileira.
De nome “Nisso, Pelaram a Horta!!!”, ela foi entregue a Bellinati por uma das filhas do compositor há cerca de 20 anos. Junto com Daniel Murray e Swami Jr., Paulo lança “Paulo Bellinati Trio Toca Garoto” com mais 11 faixas dedicadas ao violonista paulistano —70 anos após sua morte decorrente de um ataque cardíaco no Rio de Janeiro.
Na discografia, Paulo Bellinati tem trabalhos com a cantora Mônica Salmaso (como “Afro-Sambas”, de 1997, e “Noites de Gala, Samba na Rua”, atuando pelo Pau Brasil, em 2007) e dois discos outrora também dedicados à obra de Garoto chamados “Garoto Paulo Bellinati, Violão“, de 1986, e “The Guitar Works of Garoto“, de 1991.
Quem foi o violonista Garoto
Bamba das cordas (tocava bandolim, banjo, cavaquinho, guitarra e violão tenor), Garoto criou um estilo próprio de tocar violão. E se isso ainda fosse pouco, o músico renovou os padrões da composição popular.
Para o exímio cearense Zé Menezes, que tocou com Garoto na Rádio Nacional, a história do violão no Brasil tem duas fases bem distintas: “até os anos 50, era uma coisa. Tinha uma maneira bem mais simples. O Garoto modificou completamente a maneira de tocar. Ele já nasceu bossa nova”.
Garoto foi inspiração para milhares de outros novatos no instrumento como Carlos Lyra, João Gilberto, Raphael Rabello, Dino 7 Cordas e Baden Powell.