Você está lendo
Zeca Pagodinho é homenageado com Prêmio UBC 2025; veja detalhes

Zeca Pagodinho é homenageado com Prêmio UBC 2025; veja detalhes

Pela primeira vez, a premiação da UBC reconhece um artista do samba

Zeca Pagodinho (Foto: Leo Aversa)

O sambista Zeca Pagodinho será o vencedor e grande homenageado da nona edição do Prêmio UBC, em 2025. Pela primeira vez na história da premiação, um artista do samba será reconhecido pela União Brasileira de Compositores (UBC). O samba é um gênero musical que a UBC classifica como símbolo de identidade e resistência cultural no país.

VEJA TAMBÉM
Péricles na capa da Billboard Brasil

A cerimônia acontecerá no dia 10 de dezembro, retornando ao Rio de Janeiro para ser realizada na Casa UBC, sede da entidade. O evento contará com apresentações de Gilberto Gil, Vanessa da Mata e João Gomes, entre outros nomes da música brasileira. Os artistas convidados subirão ao palco para interpretar versões inéditas de clássicos de Zeca Pagodinho.

O espetáculo terá direção artística de Max Pierre e Victor Kelly, reunindo artistas de diferentes gerações para celebrar a obra e a trajetória do sambista.

O legado de Zeca Pagodinho

Zeca Pagodinho é autor de 143 composições cadastradas e soma 1.156 gravações musicais realizadas. Entre os intérpretes que mais gravaram suas canções estão Arlindo Cruz (1º lugar), Dudu Nobre (2º), Beth Carvalho (3º), Jorge Aragão (4º) e Sombrinha (5º).

Nos últimos cinco anos, as canções de sua autoria mais executadas publicamente foram “Não sou mais disso”, “Camarão que dorme a onda leva”, “Faixa amarela”, “Quem é ela” e “Vou botar teu nome na macumba”. As três mais regravadas são “Lama nas ruas”, “Não sou mais disso” e “Judia de mim”.

O sambista celebrou a homenagem. “É um orgulho ser o primeiro sambista a ser escolhido para o Prêmio UBC e entrar na galeria de tantos amigos já escolhidos. E viva o Samba!”, disse Zeca Pagodinho.

A presidente da UBC, Paula Lima, afirmou que é uma honra celebrar Zeca Pagodinho e que sua arte abriu caminhos para novas gerações, consolidando o gênero como expressão fundamental da cultura.

O artista celebrou 40 anos de carreira em 2025 com o lançamento do álbum “Zeca Pagodinho – 40 anos (Ao Vivo)”. Sua trajetória inclui quatro prêmios no Grammy Latino, de um total de 12 indicações.

Zeca teve sua primeira música gravada no início dos anos 1980, “Amargura”, em parceria com Claudio Camunguelo. O sucesso veio com “Camarão que Dorme a Onda Leva” (1983), gravada por Beth Carvalho. Em 1986, o lançamento de seu primeiro álbum solo, “Zeca Pagodinho”, vendeu 1 milhão de cópias e emplacou clássicos como “Coração em Desalinho”.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.