Você está lendo
Zaynara dá spoiler sobre novo álbum e comenta momento musical do Pará

Zaynara dá spoiler sobre novo álbum e comenta momento musical do Pará

Cantora foi uma das participantes do Festival Mana em Belém

Zaynara no Festival Mana (Foto: @amanamidiaa / @_xaandra)

Nascida em Cametá, uma cidade muito musical no nordeste do Pará, Zaynara já cantava aos 8 anos. Aos 17, iniciou sua carreira profissional. Aos 22, tornou-se um dos nomes atuais mais proeminentes da região Norte. Hoje, aos 24, extrapolou as barreiras da música da Amazônia: a maioria de seus ouvintes do Spotify mora em São Paulo.

VEJA TAMBÉM
A cantora Zaynara

Entre os feitos mais recentes, Zaynara se apresentou no palco The One, do festival The Town, ao lado de Joelma, Dona Onete e Gaby Amarantos – ícones musicais do Pará. Ela também performou em cima de uma flor flutuante sobre o rio Gualmá, em Belém, durante o “Amazônia Live – Hoje e Sempre“, dividindo o espaço com a americana Mariah Carey.

A Billboard Brasil encontrou a cantora durante o Festival Mana neste fim de semana e conversou com exclusividade sobre esse momento especial que a música do Pará vive. Ela declarou:

Tô achando sensacional o quanto a gente tá sendo mais ouvido, cada vez mais em mais lugares. É muito importante pra gente. Na verdade, sempre existiu um movimento cultural muito forte, musicalmente falando, no Pará. A gente sempre teve artistas icônicos e esse momento ter esses olhos virados pra cá tá sendo muito importante mesmo.

Como um dos nomes da nova geração, a cantora declara felicidade ao representar outras artistas e ter contato com suas grandes inspirações.

Tô muito feliz de estar representando isso, de certa forma… Subir ao palco com artistas que são referência pra mim e que sempre me inspiraram, tipo Joelma, Dona Onete, Gaby Amarantos, é representar e levar uma galera dessa nova geração comigo.

Além de apresentações marcantes, como a do festival Psica, em 2023, que a catapultou na internet, Zaynara lançou o álbum “É Beat Melody” em 2022. Depois de cinco singles em 2025, se prepara para o anúncio de um novo disco e contou à Billboard Brasil alguns detalhes:

Esse álbum tá muito perto de sair, finalmente. Eu estou agoniada, por mim, olha, ele já tava no mundo faz tempo. Mas tá saindo já já pra vocês, com os visuais feitos com muito carinho e feats talvez um pouco inesperados, então tô bem animada pra gente soltar.

Zaynara no Festival MANA

Realizado entre os dias 24 e 28 de setembro, em Belém, no Pará, o Festival MANA, considerado o maior festival de mulheres da música da Amazônia, reuniu artistas, jornalistas, cantoras, instrumentistas, compositoras, técnicas, produtoras e demais profissionais do mercado da música numa conferência que contou com shows, oficinas, painéis e feiras – tudo de forma gratuita.

Zaynara foi uma das participantes do painel “Estratégias para o lançamento de um álbum”, ao lado de Raidol e Rebeca Lindsay, com mediação de Isabela Yu, que aconteceu no Parque da Residência, na sexta-feira (26). Durante a conversa, as artistas comentaram sobre o processo de um lançamento de álbum e deram dicas para artistas terem êxito durante a divulgação. A palavra-chave foi planejamento.

“Esse é o meu segundo álbum, de fato, mas é o primeiro que eu tenho o suporte de uma gravadora. O primeiro foi totalmente independente, então os processos de criação são um pouco diferentes. A parte mais burocrática agora tenho quem me ajude, então fica mais leve um bocadinho. Mas a criação, ela é totalmente da arte visceral que existe na gente. Quando eu fiz meu primeiro álbum, busquei tudo aquilo que eu ouvi a minha vida inteira e que me construiu como artista e como pessoa também. Nesse novo momento,  já me conheço um pouco mais e acho que todos já sabem mais do que esperar de mim. Mas eu sempre gostei muito de experimentar sonoridades. Me deixo muito livre pra isso”, declarou no palco.

Na plateia, um grupo de fãs assistia Zaynara com brilho nos olhos. Ao final do painel, a paraense desceu para abraçar a todas e tirar fotos. Inclusive, pegou no colo um bebê de três meses chamado Zayan, que vestia uma camiseta com a foto da cantora. O nome foi dado por Anny Smille, mãe do garoto, em homenagem à Zaynara. Foi a primeira vez  que a cantora viu a criança, mas o grupo de fãs já é conhecido da artista.

Anny Smille e o filho Zayan durante o Festival Mana
Anny Smille e o filho Zayan durante o Festival Mana

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.