Xande de Pilares participava de aulas de música escondido: veja outras curiosida
O cantor é um dos responsáveis por levar o samba para o Grammy Latino
Alexandre Silva de Assis, também conhecido como Xande de Pilares, é um dos grandes nomes da música nacional. O carioca de 54 anos é dono de vários sucessos desde sua passagem pelo grupo Revelação, que durou até 2014, até sua carreira solo. Com o disco “Xande Canta Caetano”, ele será um dos responsáveis por levar o samba para o Grammy Latino, o músico concorre a categoria álbum do ano.
Além de uma voz inconfundível, o músico conta com uma trajetória de sucesso e alguns fatos curiosos em sua história que talvez você não saiba.
Veja curiosidades sobre Xande de Pilares
Ator de cinema
Além dos palcos, Xande de Pilares também brilhou nas telas dos cinemas. Em 2014, ele participou do filme “Made In China”. No longa, dirigido por Estevão Ciavatta, seu personagem Carlos Eduardo, era par romântico de Regina Casé.
Paladar diferenciado
Quando jovem, Xande gostava de comer um mix de alimentos um tanto diferenciado. “Quando eu era criança, comia casca de manga cortadinha com caqui e arroz, e ficava bom”, contou a Bela Gil durante entrevista no programa “Bela Cozinha” da GNT.
Autor de samba enredo
Também compositor, ele aprendeu a criar versos na folia de reis. Além dos sambas tradicionais, Xande participou da criação dos sambas-enredos de 2014 e 2015 do Salgueiro, sua escola do coração. Em 2014, com “Gaia, A Vida Em Nossas Mãos”, a escola levou o Estandarte de Ouro de melhor escola, melhor samba-enredo e melhor bateria.
Aluno escondido
Durante o início da sua jornada na música, o aspirante a cantor assistia a aulas de canto na escola de música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Uni-Rio, escondido, enquanto trabalhava. “Carregava piano, varria jardim. Mas tinha uma aula de canto, eu sentava embaixo da janela, ficava ouvindo o solfejo e fazendo igual”, contou em entrevista ao jornal “O Globo”.
Apaixonado pelo futebol e o Flamengo
Amante do futebol, ele queria ser jogador, mas seu amor pela música falou mais alto. “A música e o esporte andam de mãos dadas. Quis ser jogador de futebol no passado, mas a música já estava na veia. Mesmo assim pratico até hoje”, contou em entrevista à “Quem”.
O flamengo é o seu time de coração, e ele até criou a palavra “flamengalidade” para expressar a sua paixão pela nação rubro negra, estampada em várias tatuagens pelo corpo.
Avisa lá que tem @flamengo hoje, hein? ❤️🖤
Salve salve nação rubro negra! Pra cimaaaa! pic.twitter.com/IO6MsNn0TK
— Xande de Pilares (@xandedepilares) October 9, 2021
Conexão com o samba
Sua ligação com o pandeiro e cavaquinho começou ainda jovem. Na década de 1980, seu primo Guará o levava para rodas de pagode, foi ele que o levou pela primeira vez no Cacique de Ramos, um dos principais blocos de Carnaval do Rio de Janeiro.
Mesmo com o samba fazendo parte da sua vida o tempo todo atualmente, um dos seus passatempos e assistir a documentários sobre a história do gênero.
Amigo de longa data
Xande de Pilares e Seu Jorge são companheiros de samba, e de vida muito antes do sucesso chegar. Antes de fama, Seu Jorge, que chegou a morar na rua, contou que encontrou no amigo uma família.
“A minha situação era muito ruim, não tinha mesmo o que comer. Então, o lance de tocar não era pelo dinheiro, era porque tinha uma pizza no final que o Xande dividia comigo. Esse cara é minha família desde que eu não tinha nada”, contou Jorge durante participação do programa “Esquenta” de Regina Casé.