Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

WME Awards: 5 feats inesquecíveis da premiação

A 7ª edição da premiação acontece ainda este ano

WME AWARDS MARIANASMANIA 153

Luedji Luna, Margareth Menezes, Josyara e Preta Gil no WME (Foto: Divulgação/WME/Mariana Smania)

O WME Awards se prepara para sua 7ª edição, prevista para acontecer ainda este ano. O evento é focado em homenagear e reconhecer o trabalho de mulheres na indústria da música, desde frontwoman até aquelas que estão nos bastidores.

Neste ano, a premiação também vai fazer uma homenagem para Rita Lee, lenda do rock brasileiro que faleceu em maio deste ano, e Dona Onete, a dona do carimbó.

“Tentatmos trazer nomes que não são martelados sempre pela mídia. É uma questão da importância cultural dessas artistas, o tamanho de seus legados e como elas influenciaram gerações”, conta Claudia Assef, uma das criadoras do prêmio, em conversa com a Billboard Brasil.

Para entrar no clima do WME, a Billboard te convida a relembrar os 5 feats que marcaram as últimas edições do prêmio.

Duda Beat, Karol Conká, Drik Barbosa e Preta Gil

Em 2018, esse time de artistas se juntou para apresentar uma versão de “Andar com Fé”, de Gilberto Gil. Segundo Claudia, a curadoria dessas participações é feita a partir da relação das convidadas entre si. “A gente também já propôs juntar artistas que não se conheciam, mas se admiravam nos bastidores”.

wme awards 2018 jpg
Duda Beat, Karol Conká, Drik Barbosa e Preta Gil no WME, em 2018 (Foto: Divulgação/WME)

Fernanda Abreu, Thereza Cristina e Paula Lima

Ainda em 2018, as homenageadas da edição do WME foram Elza Soares e Dona Ivone Lara. A voz que eternizou a música “Sonho Meu” foi lembrada no palco pela união dessas três artistas. “Elas não se conheciam pessoalmente até o dia do premio. E depois da cerimônia, acabaram fazendo diversas coisas juntas”.

Marina Sena e Luísa Sonza

Em 2021, Luísa Sonza se juntou a Marina Sena para cantar uma das músicas que não parava de tocar naquele ano: “Por Supuesto”, do álbum de estreia da mineira. Depois de se apresentarem no WME, elas voltaram a se encontrar no palco do Rock in Rio de 2022, e lançaram uma colaboração para o álbum “Escândalo Íntimo”, de Luísa.

20211129 WME AWARDS Mariana Smania 666
Marina Sena e Luísa Sonza no WME (Foto: Divulgação/WME/Mariana Smania)

Luedji Luna, Margareth Menezes, Josyara e Preta Gil

Em 2022, as artistas se reuniram no palco do WME para prestar homenagens ao legado de Margareth Menezes — que estava acompanhando a cerimônia e também participou do show. Naquela mesma edição, a cerimônia relembrou Elza Soares e Gal Costa, mortas em 20 de janeiro e 9 de novembro de 2022, respectivamente.

WME AWARDS MARIANASMANIA 153
Luedji Luna, Margareth Menezes, Josyara e Preta Gil no WME (Foto: Divulgação/WME/Mariana Smania)

Eliana Pittman, MC Tha, Tássia Reis e Preta Gil

Em plena pandemia de covid-19, em 2020, esse grupo de mulheres teve o desafio de homenagear Alcione, uma das principais vozes do país. Elas cantaram juntas a música “Não deixe o samba morrer”, no Auditório do Ibirapuera enquanto a imagem de Alcione era projetada no espaço.

“Foi um momento de muita emoção. Quase como um sopro de alegria para o coração de todo mundo. Mexeu demais com todos que estavam lá. Um momento que me marcou muito”, relembra Claudia.