Você está lendo
Uma única noite para apreciar um dos maiores talentos do rock progressivo

Uma única noite para apreciar um dos maiores talentos do rock progressivo

Steven Wilson, compositor e guitarrista, se apresenta hoje em São Paulo

O guitarrista e compositor Steven Wilson (Divulgação)

O cantor, guitarrista e compositor Steven Wilson mostra as diversas facetas de seu trabalho numa única apresentação hoje à noite no Tokio Marine Hall (São Paulo). A Billboard Brasil assistiu à mesma performance em Nova York e traz o veredito: trata-se de um espetáculo imperdível.

VEJA TAMBÉM
BTS, Taylor Swift e Metallica: apostas pra o Super Bowl 2026

Primeiro, vamos às apresentações: Steven, 57 anos, é um dos grandes nomes do rock progressivo atual. Nascido em Kingston Upon Thames, uma cidade do noroeste de Londres, ele se apaixonou pelo gênero ao descobrir “The Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd, da pilha de discos que seu pai tinha ganho de presente. Durante a adolescência, ele passou por bandas de rock psicodélico e até new wave. Até que, em 1987, criou o Porcupine Tree, um trio que combinou diversos gêneros musicais, mas principalmente o progressivo, a música experimental e a psicodelia.

A carreira solo de Wilson se iniciou em “The Insurgents”, de 2008, e é composta por oito discos. O mais recente, “The Overview” (2025), é uma suíte de quarenta e cinco minutos, baseada na visão que os astronautas têm da Terra quando estão na lua. Ele é o ponto principal do show de hoje. Wilson e sua banda –que traz, entre outros, o baixista Nick Beggs, que integrou a banda de new wave Kajagoogoo– apresentam “The Overview” na íntegra, sem interrupções. O alto nível instrumental é reforçado por vídeos criados por Miles Skarin especialmente para essa apresentação.

Em seguida, Steven Wilson passa por várias fases de sua carreira. Como compositor, ele vai de canções inspiradas pela música pop (“What Life Brings”, de “The Harmony Codex”, de 2023) a peças introspectivas do quilate de “The Raven That Refused to Sing”, tirada do disco de mesmo nome, lançado em 2013. Beggs se destaca no baixo elétrico e no stick (uma espécie de combinado de baixo e guitarra), mas o restante da banda é igualmente fantástico. Principalmente as pauladas do baterista Craig Blundell e do guitarrista Randy McStine. Embora tenha um comportamento desajeitado, Wilson sabe se comunicar com a plateia com aquele humor tipicamente inglês –chega a fazer brincadeira com a “rivalidade” entre os britânicos e americanos de seu grupo.

Enfim, um show de música de gente grande. E o mais importante: FILMAGENS COM CELULAR ESTÃO EXPRESSAMENTE PROIBIDAS.

STEVEN WILSON

Local: Tokio Marine Hall (Rua Bragança Paulista, 1281, São Paulo)
Horário: 21h
Ingressos: Ticketmaster

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.