Tom Morello acusa governo Trump de usar slogan nazista
Guitarrista associou frase utilizada pela secretária a oficiais da SS

Tom Morello, do Rage Against The Machine, em publicação nas redes sociais (Reprodução/Instagram)
Tom Morello está novamente criticando a administração de Donald Trump, desta vez pelo uso de um suposto slogan nazista em uma conferência de imprensa recente.
Ao compartilhar uma foto no Instagram na segunda-feira (12) da secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, dirigindo-se à imprensa há alguns dias, o músico do Rage Against the Machine (que também se apresenta como The Nightwatchman) acusou-a de estar atrás de um pódio que exibia uma citação “literal” de um “slogan nazista de assassinato em massa” na parte frontal. A frase exata impressa no pódio era: “One of ours, all of yours” (“Um dos nossos, todos os de vocês”).
“Cunhado quando um oficial da SS foi morto e os nazistas assassinaram todos os residentes masculinos da vila em resposta”, afirmou Morello. “Se ainda restar algum MAGA depois DISSO, vocês fizeram uma escolha irrevogável.”
O roqueiro também incluiu uma foto de si mesmo em um show com um cartaz escrito “F— Trump” colado na parte de trás de sua guitarra e um print de uma citação do romance de Ernest Hemingway sobre a Guerra Civil Espanhola, “Por Quem os Sinos Dobram”: “Existem muitos que não sabem que são fascistas, mas descobrirão quando chegar a hora”.
Ao ser contatado pela Billboard para comentar, o Departamento de Segurança Interna (DHS) respondeu: “Chamar tudo o que você não gosta de ‘propaganda nazista’ é cansativo. O DHS continuará a usar todas as ferramentas para se comunicar com o povo americano e mantê-lo informado sobre nosso esforço histórico para Tornar a América Segura Novamente”.
A Billboard também entrou em contato com a Casa Branca para comentar.
A SS, ou Schutzstaffel, era um coletivo na Alemanha nazista que “assumiu a responsabilidade principal pela segurança, identificação de etnia, política de assentamento e população” e supervisionou o terrível sistema de campos de concentração em 1933-34, de acordo com o Museu Memorial do Holocausto dos EUA. A SS, que Hitler usava como sua guarda-costas pessoal, foi uma força líder no genocídio de seis milhões de judeus durante o Holocausto. A Billboard entrou em contato com o museu para obter mais informações sobre se “One of ours, all of yours” originou-se como Morello afirma.
A conferência na qual Noem apareceu atrás do pódio com a frase ocorreu em 8 de janeiro, um dia após o oficial do ICE, Jonathan Ross, atirar e matar Renee Nicole Good, de 37 anos, uma cidadã americana desarmada, durante uma operação de fiscalização de imigração em Minneapolis. O incidente gerou uma onda de indignação e sentimentos anti-ICE em todo o país, enquanto o DHS e Trump sustentam que Ross agiu em legítima defesa.
Morello há muito tempo é inabalável em sua oposição tanto ao ICE quanto ao presidente que sofreu impeachment duas vezes, lançando a música de protesto “Pretend You Remember Me” em julho, em resposta às contínuas batidas de fiscalização de imigração da administração Trump. “Lançar esta música agora é uma resposta direta ao que temos visto acontecer, ao terror de Estado que temos visto acontecer neste país, com agentes em massa separando famílias”, disse ele à Billboard na época.
Embora o Rage tenha se dissolvido oficialmente em janeiro de 2024, a banda era conhecida por protestar contra sistemas opressores de poder por meio da música. O Rage Against the Machine liderou o Billboard 200 duas vezes (com “Evil Empire” em 1996 e “The Battle of Los Angeles” em 1999), venceu dois Grammys, foi induzido ao Rock & Roll Hall of Fame em 2023 e foi saudado como uma das 50 Melhores Bandas de Rock de Todos os Tempos em uma lista da equipe da Billboard em 2025.
TRENDING
- BTS confirma três shows no Brasil em 2026 13/01/2026
- BTS anuncia datas de turnê mundial (com o Brasil na lista) 13/01/2026
- Danielle faz primeiro pronunciamento público após sair do NewJeans 12/01/2026
- Família de brasileira stalker de Jung Kook, do BTS, se pronuncia pela 1ª vez 13/01/2026
- ‘Guerreiras do K-pop’ e ‘Pecadores’ vencem categorias musicais do Globo de Ouro de 2026 12/01/2026