Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Tom Morello acusa governo Trump de usar slogan nazista

Guitarrista associou frase utilizada pela secretária a oficiais da SS

Tom Morello

Tom Morello, do Rage Against The Machine, em publicação nas redes sociais (Reprodução/Instagram)

Tom Morello está novamente criticando a administração de Donald Trump, desta vez pelo uso de um suposto slogan nazista em uma conferência de imprensa recente.

Ao compartilhar uma foto no Instagram na segunda-feira (12) da secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, dirigindo-se à imprensa há alguns dias, o músico do Rage Against the Machine (que também se apresenta como The Nightwatchman) acusou-a de estar atrás de um pódio que exibia uma citação “literal” de um “slogan nazista de assassinato em massa” na parte frontal. A frase exata impressa no pódio era: “One of ours, all of yours” (“Um dos nossos, todos os de vocês”).

“Cunhado quando um oficial da SS foi morto e os nazistas assassinaram todos os residentes masculinos da vila em resposta”, afirmou Morello. “Se ainda restar algum MAGA depois DISSO, vocês fizeram uma escolha irrevogável.”

O roqueiro também incluiu uma foto de si mesmo em um show com um cartaz escrito “F— Trump” colado na parte de trás de sua guitarra e um print de uma citação do romance de Ernest Hemingway sobre a Guerra Civil Espanhola, “Por Quem os Sinos Dobram”: “Existem muitos que não sabem que são fascistas, mas descobrirão quando chegar a hora”.

Ao ser contatado pela Billboard para comentar, o Departamento de Segurança Interna (DHS) respondeu: “Chamar tudo o que você não gosta de ‘propaganda nazista’ é cansativo. O DHS continuará a usar todas as ferramentas para se comunicar com o povo americano e mantê-lo informado sobre nosso esforço histórico para Tornar a América Segura Novamente”.

A Billboard também entrou em contato com a Casa Branca para comentar.

A SS, ou Schutzstaffel, era um coletivo na Alemanha nazista que “assumiu a responsabilidade principal pela segurança, identificação de etnia, política de assentamento e população” e supervisionou o terrível sistema de campos de concentração em 1933-34, de acordo com o Museu Memorial do Holocausto dos EUA. A SS, que Hitler usava como sua guarda-costas pessoal, foi uma força líder no genocídio de seis milhões de judeus durante o Holocausto. A Billboard entrou em contato com o museu para obter mais informações sobre se “One of ours, all of yours” originou-se como Morello afirma.

A conferência na qual Noem apareceu atrás do pódio com a frase ocorreu em 8 de janeiro, um dia após o oficial do ICE, Jonathan Ross, atirar e matar Renee Nicole Good, de 37 anos, uma cidadã americana desarmada, durante uma operação de fiscalização de imigração em Minneapolis. O incidente gerou uma onda de indignação e sentimentos anti-ICE em todo o país, enquanto o DHS e Trump sustentam que Ross agiu em legítima defesa.

Morello há muito tempo é inabalável em sua oposição tanto ao ICE quanto ao presidente que sofreu impeachment duas vezes, lançando a música de protesto “Pretend You Remember Me” em julho, em resposta às contínuas batidas de fiscalização de imigração da administração Trump. “Lançar esta música agora é uma resposta direta ao que temos visto acontecer, ao terror de Estado que temos visto acontecer neste país, com agentes em massa separando famílias”, disse ele à Billboard na época.

Embora o Rage tenha se dissolvido oficialmente em janeiro de 2024, a banda era conhecida por protestar contra sistemas opressores de poder por meio da música. O Rage Against the Machine liderou o Billboard 200 duas vezes (com “Evil Empire” em 1996 e “The Battle of Los Angeles” em 1999), venceu dois Grammys, foi induzido ao Rock & Roll Hall of Fame em 2023 e foi saudado como uma das 50 Melhores Bandas de Rock de Todos os Tempos em uma lista da equipe da Billboard em 2025.