TOKiMONSTA, a DJ que perdeu a compreensão musical por doença cerebral rara
Artista se apresenta no Primavera Sound São Paulo em novembro
TOKiMONSTA é um dos destaques entre as atrações confirmadas no line up do Primavera Sound São Paulo. A DJ, batizada Jennifer Lee, sofreu uma doença cerebral que mudou sua relação com a música. Em 2015, a artista foi diagnosticada com Moyamoya, doença que afeta os vasos sanguíneos do cérebro e pode levar à morte. Mas, para ela, pior que isso foi perder a capacidade de entender música.
A DJ fez quase dez cirurgias cerebrais entre dezembro daquele ano e janeiro de 2016. As artérias da artista foram retiradas das laterais do couro cabeludo dela e transplantadas na parte superior do cérebro.
Mesmo com a circulação sanguínea limitada, a recuperação completa de Jennifer levou apenas algumas semanas. Durante o tratamento e no período de recuperação, Jennifer perdeu temporariamente a capacidade de falar e compreender música.
Dois anos depois, a DJ foi indicada ao Grammy com o álbum “Lune Rouge”. As composições foram feitas após a recuperação e trazem melodias mais melancólicas se comparadas aos outros trabalhos dela.
Leia mais: Primavera Sound 2023: como comprar ingressos para o festival
Em dezembro do ano passado, Jennifer falou sobre a doença no Instagram.
Minha doença de Moyamoya quase me matou e a cirurgia cerebral me deixou incapaz de falar e de compreender música. Estar aqui hoje como uma pessoa saudável, ter feito este álbum [‘Lune Rouge’] e toda a música que veio depois é um presente. A indicação ao Grammy por este álbum foi a cereja no topo que nunca esperei. No geral, sou grata por estar viva fazendo música e continuarei a fazê-lo até que não possa mais.
O Primavera Sound São Paulo acontece nos dias 2 e 3 de novembro no Autódromo de Interlagos, na capital paulista. O line up também traz The Cure, The Killers, Pet Shop Boys, Beck, Grimes, Marisa Monte, Bad Religion, Carly Rae Jepsen, entre outros.