Todos os álbuns em espanhol que alcançaram o 1º lugar na Billboard 200
Veja os artistas latinos que fizeram história nas paradas de álbuns
A história da música latina foi feita quando dois álbuns em espanhol alcançaram o primeiro e o segundo lugares simultaneamente na parada de álbuns da Billboard 200 na última semana.
“Debí Tirar Más Fotos”, do Bad Bunny, e “111XPANTIA”, do Fuerza Regida, ocuparam as posições, tornando-se a primeira vez nos 69 anos de história da parada de todos os gêneros.
O artista porto-riquenho retornou ao topo, após seu lançamento em vinil vender 48 mil cópias, enquanto o grupo de música mexicana alcançou seu álbum de maior sucesso na história, ficando em segundo lugar.
Com “111XPANTIA”, Fuerza conquistou o álbum de música regional mexicana de maior sucesso na história, superando a estreia e o pico em terceiro lugar de “Génesis”, de Peso Pluma, em 2023.
A banda californiana também teve o álbum em espanhol de maior sucesso já feito por uma dupla ou grupo, superando a estreia e o pico em quarto lugar de “Amar Es Combatir”, de Maná, em 2006.
Enquanto isso, El Conejo Malo teve a maior semana de vendas para um álbum de música latina em quase seis anos, seguindo Africa Speaks, de Santana, que vendeu 57 mil cópias em 2019
“Debí Tirar Más Fotos” adicionou uma quarta semana no topo da lista, tendo passado três semanas consecutivas em primeiro lugar em janeiro.
No início deste ano, Rauw Alejandro também ganhou as manchetes com seu quinto álbum de estúdio, “Cosa Nuestra”, lançado na sexta posição na Billboard 200, marcando sua melhor colocação e seu primeiro top 10 entre cinco álbuns lançados na carreira.
Embora a sequência de Bad Bunny possa parecer difícil de superar, ele não é o único artista a chegar ao topo da parada da Billboard 200.
Confira abaixo outros álbuns predominantemente em espanhol que lideraram o ranking semanal.
Selena, “Dreaming of You” (1995)
- Estreou em 1º lugar em agosto de 1995, permanecendo no topo por uma semana.
“Dreaming of You”, de Selena Quintanilla (1971-1995), lançado postumamente, fez história como o primeiro álbum predominantemente em espanhol a estrear em primeiro lugar na parada de gêneros Billboard 200. As seis primeiras faixas do álbum são todas em inglês, enquanto as outras seis são totalmente em espanhol, e uma faixa é bilíngue.
Il Divo, “Ancora” (2006)
- Estreou em 1º lugar em 11 de fevereiro de 2006, permanecendo no topo por uma semana.
Embora Il Divo seja um quarteto italiano de “pop-ópera”, o álbum “Ancora” do grupo se qualifica para esta lista porque sete de suas 10 músicas são em espanhol. As outras faixas do álbum “Ancora” incluem uma em italiano, uma em francês e uma em inglês e francês.
Bad Bunny, “El Último Tour del Mundo” (2020)
- Estreou em 1º lugar em dezembro de 2020, permanecendo no topo por uma semana.
Embora Selena tenha feito história com seu álbum bilíngue em 1995, foi somente 25 anos depois que Bad Bunny ganhou as manchetes históricas com “El Último Tour del Mundo”. O álbum estreou em primeiro lugar na Billboard 200, marcando o primeiro álbum totalmente em espanhol a chegar ao topo da história da parada.
Bad Bunny, “Un Verano Sin Ti” (2022)
- Estreou em 1º lugar em maio de 2022, permanecendo no topo por 13 semanas.
A obra alegre e praiana de Bad Bunny — que se tornou uma trilha sonora global para um verão pós-pandemia — permaneceu 13 semanas no topo, tornando-se o álbum mais vendido da Billboard 200 em 2022. Além disso, tornou-se o título da artista porto-riquenha que permaneceu na parada por mais tempo.
Karol G, “Mañana Será Bonito” (2023)
- Estreou em 1º lugar em março de 2023, permanecendo no topo por uma semana.
Na primavera de 2023, “Mañana Será Bonito”, de Karol G, causou um impacto sem precedentes na Billboard 200, marcando tanto o primeiro número 1 da artista colombiana quanto o primeiro álbum totalmente em espanhol de uma artista feminina a alcançar o primeiro lugar na parada. (“Dreaming of You”, de Selena, que liderou a parada em 1995, tem músicas em espanhol e inglês).
Bad Bunny, “Nadie Sabe Lo Que Va a Pasar Mañana” (2024)
- Estreou em 1º lugar em outubro de 2024, permanecendo no topo por uma semana.
Em forte contraste com seu brilhante e estival “Un Verano Sin Ti”, “Nadie Sabe Lo Que Va a Pasar Mañana”, de Bad Bunny, é sombrio e melancólico. O EP de 22 faixas, repleto de batidas trap impactantes e letras introspectivas sobre como processar sua ascensão à fama, é um presente para seus fãs de primeira viagem.
Bad Bunny, “Debí Tirar Más Fotos” (2025)
- Alcançou o 1º lugar em janeiro de 2025, permanecendo quatro semanas no topo (até agora).
“DTMF”, de Bad Bunny, estreou em segundo lugar nas paradas em 18 de janeiro e alcançou o primeiro lugar uma semana depois. O álbum foi lançado fora do ciclo em 5 de janeiro de 2025 e chegou às paradas na semana anterior, em segundo lugar, com apenas cinco dias de atividade (já que a semana de acompanhamento das paradas vai de sexta a quinta-feira).
[Esta lista foi traduzida da Billboard dos EUA. Leia a reportagem original aqui.]