Steve Harwell, voz do Smash Mouth e do hit ‘All Star’, morre aos 56 anos
Morte por insuficiência hepática foi confirmada pelo empresário da banda
Foi “cercado pela família e pelos amigos” que Steve Harwell, ex-vocalista do Smash Mouth, morreu aos 56 anos. A descrição e informação da morte, decorrente de uma insuficiência no fígado do cantor, foi passada à imprensa por Robert Hayes, empresário da banda.
Harwell liderou a banda em sucessos como “Walkin In The Sun” e a regravação de “I’m A Believer” (clássico dos Monkees). Mas foi com “All Star”, lançada no álbum “Astro Lounge”, em 1999, que a banda alcançou o topo. A primeira, logo de cara, no lançamento, sendo nominada ao Grammy e aparecendo nas trilhas de diversos filmes. Dois anos após, a canção casou-se perfeitamente com a abertura de “Shrek” e a banda viu o hit memetizar por gerações e se eternizar no hall da fama da internet. “Nós não sabíamos quão grande seria ‘Shrek'”, disse Harweel à Rolling Stones, em 2019. A canção estreou no top 10 do Billboard Hot 100 e como #1 no Billboard Adult Top 40.
Em 2021, o cantor, que começou sua carreira na Califórnia, anunciou sua aposentadoria devido a problemas de saúde física e mental. À época, Harwell foi diagnosticado com miocardiopatia, uma doença do músculo cardíaco que pode dificultar o coração em fornecer sangue para o corpo, vários anos atrás. Após seu diagnóstico inicial, ele sofreu “constantes reveses médicos graves, incluindo insuficiência cardíaca, bem como encefalopatia aguda”, uma condição que afetou significativamente suas funções motoras, incluindo a fala e a memória prejudicada, conforme declarado em 2021.
A banda, formada originalmente em San Jose, na California, segue em turnê com o vocalista Zach Goode que, desde 2022, lidera os vocais do Smash Mouth. Hoje, o grupo segue apenas com um membro da formação clássica, o baixista Paul De Lisle.