Spotify não banirá todas as músicas feitas com IA, diz CEO
Daniel Ek falou sobre possibilidades de uso da ferramenta

O Spotify não tem planos para banir todas as músicas feitas por ferramentas de inteligência artificial. Isso é o que diz o co-fundador e CEO da plataforma, Daniel Ek.
Em entrevista para BBC, ele afirmou que a discussão sobre uso de IA para criação de músicas e auxílio na produção musical será debatido por anos e que há contextos válidos para o uso. Por exemplo:
- Ferramentas como o auto-tune, que melhoram a música, ele considera aceitável
- Ferramentas que imitam artistas ele não considera aceitável
- E uma área “cinzenta”, onde a música criada pela IA é influenciada por artistas existentes, mas sem nenhum tipo de imitação.
“Você pode imaginar alguém fazendo o upload de uma música, afirmando ser Madonna, mesmo que não seja. Já vimos praticamente de tudo na história do Spotify. Temos uma equipe muito grande trabalhando exatamente com esse tipo de problema”, disse Daniel.
Histórico
Um dos principais exemplos da política do Spotify é com relação a música “Heart on My Sleeve”, feita pelo produtor e tiktoker ghostwriter977.
A faixa, feita com inteligência artificial, utiliza as vozes de Drake e The Weeknd – nenhum dos artistas autorizou o uso. A música foi derrubada da plataforma.
TRENDING
- BTS: palco 360º, preços e mais informações do 1º show da nova turnê 13/01/2026
- BTS no Brasil: fãs pedem cadeiras nas áreas de pista; entenda 14/01/2026
- Uma lista completa dos projetos musicais solo do BTS (até agora) 13/01/2026
- Os 10 álbuns mais vendidos de rookies no K-pop em 2025 14/01/2026
- BLACKPINK anuncia comeback 14/01/2026