A cantora Duda Brack, que se apresenta na edição de 2024 do Rock the Mountain no domingo (10) conta com exclusividade à Billboard Brasil os detalhes de seu show no festival, que será interativo e performático e terá direção artística de Ricardo Brautigam, o Cadinho, idealizador do evento em Itaipava, na região serrana do Rio.
A gaúcha apresentará o álbum “Proibido Não Gostar”, lançado no ano passado, que intensifica sua pesquisa de sons da América Latina e discute a sexualidade feminina.
“É um álbum super erótico, super romântico, que conta várias histórias que eu vivi nas canções”, diz Duda em entrevista. “A narrativa do show se debruça muito sobre esse universo.”
A ideia de fazer uma apresentação mais elaborada surgiu quando Brautigam assistiu a um show de Duda no Rio de Janeiro no início do mês. Os cenários são assinados por Yasmin Pu Waksman e o figurino é do conceituado José Camarano.
“Ele deu um doce na boca de criança. Nunca imaginei fazer um show tão elaborado, tão megalomaníaco”, elogia seu novo diretor artístico.
Isso porque, segundo a cantora, a apresentação se propõe a ser mais que um show. Com elementos cenográficos, coreografias e participação da plateia, Duda trará um espetáculo audiovisual completo para o palco do festival .
A gaúcha evita dar muitos spoilers da narrativa do show, mas adianta que o elemento interativo será importante para a trama. “O conceito central desse show, para mim, é quebrar a quarta parede”, diz.
“Para o artista, quem faz o show é o público. Dessa vez isso vai ser ainda mais intensificado, porque a gente tem uma câmera que pode captar o público. E, dependendo da reação do público, a minha cena muda.”
Atriz global
Duda também é atriz, e em 2022 atuou na novela global “Além da Ilusão”. No show, que envolve muita atuação, ela garante que levará toda a sua experiência em sets de filmagem.
Grande influência para a cantora também foi a América Latina –principalmente o contato que ela teve com a cultura mexicana e cubana em viagens que fez aos países no ano passado. Mas ela garante que a influência latina sempre esteve ali.
“Já começa que eu sou gaúcha, né? Então, eu cresci muito cerquita da fronteira e sempre tive muito contato com a língua e com a cultura de países que estão ali.”
“O jeito que a gente come, o nosso tipo de música, chacarera, milonga, chamamé, tango, tudo isso sempre foi muito próximo pra mim.”
A apresentação da cantora no Rock the Mountain será a sua primeira no festival, cuja edição de 2024 acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.