Revelação indie em 2011, Harmada retorna com Rubem Fonseca em ‘Os Fugitivos’
Disco encerra hiato autoral iniciado após 'Música Vulgar para Corações Surdos'

A banda Harmada (Pedro Freitas)
“Os Fugitivos” encerra um hiato de lançamentos autorais do Harmada desde a estreia com “Música Vulgar para Corações Surdos“, em 2011. Tudo parecia diferente naquela época e, ao mesmo tempo, muita coisa parece igual: bandas que pareciam destinadas a um lugar no mercado acabaram desaparecendo; sons que pareciam inovadores envelheceram rapidamente. Agora, o Harmada parece ter mais fôlego para processar tudo isso.
A banda (Manoel Magalhães —guitarra/voz—, Brynner Buçard —guitarra—, Bernardo Corrêa —baixo—, Rodrigo Garcia —bateria— e Pedro Henrique Lacerda —guitarra) lançará o álbum no dia 21 de novembro no sebo experimental Baratos da Ribeiro, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
Em depoimento à Billboard Brasil já havia falado sobre o álbum, Manoel Magalhães . “O som tá bem diferente do primeiro disco, tem metais, uma abordagem até R&B em algumas músicas. Então é tudo quase zero quilômetro”, disse.
Mas o grande toque do disco é também a cama conceitual: mergulhado em tentar descrever fugas existenciais mediadas pela tecnologia, uma geração cercada por telas, com pouco apreço pelo espaço público e pela política. “Os Fugitivos” nasce em “Os Prisioneiros”, estreia de Rubem Fonseca em 1963, que dialoga com questionamentos sobre a metrópole e os personagens que a referendam.
O disco conta com novas adições ao som da banda como piano elétrico e naipe de metais e colaborações de 1LUM3 (parceira de Baco Exu do Blues) que surge em “Destino”, a artista venezuelana Kleidi B (que assina “Nunca Existiu”) e um poema declamado por Alice Sant’Anna em “A Estrada”.
TRENDING
- Tudo sobre o show de comeback do BTS na Netflix 02/02/2026
- Danielle é removida das redes sociais do NewJeans 03/02/2026
- Rock in Rio anuncia Avenged Sevenfold e Bring Me the Horizon no Palco Mundo 03/02/2026
- Veja o line-up do Rock in Rio 2026 03/02/2026
- BTS anuncia live de show de comeback e documentário na Netflix 02/02/2026