Rashid encara desconexões e reencontra fé (e a si próprio) em novo álbum, ‘PORTAL’
Rapper de 36 anos traduziu transformações pessoais em rimas para projeto


O quinto álbum de Rashid, “PORTAL”, chega às plataformas nesta quinta-feira (8) às 21h. Aos 36 anos, o rapper fez do disco um diário: rima sobre paternidade, espiritualidade, os desafios da trajetória, além de criticar a indústria da música. O projeto traz parcerias com Lenine, Péricles, Melly e Lagum.
A faixa “CAIRO”, lançada anteriormente, traz uma declaração de amor de Rashid ao filho, nascido em maio de 2022, do relacionamento com Daniela Rodrigues. Na música, ele também canta sobre a retomada da espiritualidade (veja o clipe abaixo).
“A fé esfriou pelas coisas da vida. O artista anda num limiar entre se expor nas redes sociais, nas músicas… Tem a liberdade transformada em mercadoria. Em algum momento, a gente acaba se desconectando de coisas que sempre fizeram sentido para a gente”, explica o rapper em entrevista para a Billboard Brasil.
“O que aconteceu com a gente em 2019 e 2022, de não tocar no Lollapalooza [Rashid teve os shows cancelados no festival por questões climáticas]… Você passa a se sentir perseguido pelo universo. Isso causa um afastamento da fé. E o meu filho trouxe essa vontade de estar próximo de algo maior de novo.”
Apresentando a versatilidade de Rashid, “PORTAL” foca na experiência individual durante os processos da vida com sonoridades que vão do jazz ao R&B com um toque brasileiro.
“Já são muitos anos no rap, tenho um público forte. Mas acho que é um momento de mostrar para as pessoas de fora quem sou eu. Esse disco tem o potencial de alcançar esse público que não me acompanha. O álbum pedia isso, sem muita amarra, de me abrir para outros estilos e me permitir”, diz o rapper.
Conhecido pelas rimas nas batalhas de MCs do Santa Cruz, na zona sul de São Paulo, Rashid se consolidou como uma das vozes centrais do rap nacional.
Ao longo dos últimos 16 anos, ele lançou três EPs, três mixtapes e quatro discos de estúdio, além de parcerias com Emicida, Duda Beat, entre outros.
