Quem foi Kris Kristofferson, cantor country que morreu aos 88
Ele ficou mundialmente famoso por ter protagonizado o filme “Nasce Uma Estrela”
O ator e cantor Kris Kristofferson morreu, no último sábado (28), aos 88 anos. Ele ficou mundialmente conhecido após ter protagonizado o filme “Nasce Uma Estrela”, de 1976, ao lado de Barbra Streisand.
Sua morte foi anunciada nas redes sociais, e repercutida entre famosos. Barbra, inclusive, lamentou a perda do amigo. “Na primeira vez que vi Kris cantando no Troubadour, um clube em Los Angeles, eu sabia que ele era especial. Descalço e com sua guitarra, ele parecia perfeito para o roteiro que eu estava desenvolvendo, que depois se tornou ‘Nasce Uma Estrela’”.
Quem era Kris Kristofferson
Além de sua trajetória em Hollywood, que lhe rendeu vitórias nas principais premiações do cinema, como o Globo de Ouro, ele também se destacou como cantor. Ele também trabalhou como compositor, e chegou a vencer o Grammy com as faixas “Help Me Make It Through the Night”, “For the Good Times” e o single número 1 de Janis Joplin, “Me and Bobby McGee”, com quem teve um relacionamento.
Nascido em Brownsville, no Texas, ele frequentou a Universidade de Oxford com uma bolsa, e cumpriu a tradição de sua família ao se juntar ao Exército. O pai do cantor foi general da Força Aérea dos Estados Unidos.
Sua relação com a música começou quando ele se tornou zelador no estúdio da Columbia Records. Foi nessa função que conseguiu apresentar seu trabalho para grandes nomes da música que gravaram lá.
Entre as décadas de 1980 e 1990, ele se juntou a Johnny Cash, Waylon Jennings e Willie Nelson para formar o supergrupo de country The Highwaymen.
Ele se afastou dos holofotes aos 70 anos, quando começou a sofrer com uma perda de memória. Em 2016, sua esposa, Lisa, revelou que ele havia sido diagnosticado com a doença de Lyme —descartando o Alzheimer— em entrevista à “Rolling Stone”. O cantor recebeu um tratamento diferente, focado na doença, e a memória retornou parcialmente.
Em 2016, celebrou seu aniversário com uma turnê, e lançou o disco “The Cedar Creek Sessions”, com versões ao vivo de seus maiores sucessos.
Kris é pai de oito filhos, e vivia em Maui, no Havaí, por mais de 30 anos. A causa de sua morte não foi revelada pela família.