fbpx
Você está lendo
Quem é Tiago PZK, que canta com Anitta e Iza

Quem é Tiago PZK, que canta com Anitta e Iza

O cantor é um dos principais destaques da Argentina nos últimos anos

Avatar de Billboard Brasil
Tiago PZK é um dos destaques da música argentina

Tiago PZK se prepara para lançar seu novo álbum, “GOTTI A”. Para esse lançamento, ele convocou grandes nomes da música latina como Anitta, Emilia, Duki, Nicki Nicole, e Manuel Turizo. O projeto chega às plataformas digitais no dia 04 de julho.

Aos 22 anos, cantor, compositor e ator é um dos destaques da Argentina nos últimos anos. Em sua sonoridade ele mistura rap, trap, R&B e reggaeton. Já se apresentou em grandes festivais como Lollapalooza Chile e Argentina, e é um curioso da música brasileira.

Veja também
Jay Wheeler é um dos destaques da nova geração do reggaeton porto-riquenho

Além de Anitta, ele já gravou com IZA. Às vezes, se aventura no funk, na internet rondam diversos vídeos dele cantando ao ritmo do tamborzão por meio de inteligência artificial. Tanto que ele até o adotou o vulgo de MC Tiaginho do Santos.

Mas, afinal quem é Tiago PZK?

Tiago Uriel Pacheco Lezcano, nasceu em 03 de agosto de 2001 e é natural de Monte Grande, província de Buenos Aires, na Argentina.

Tiago encontrou sua paixão pela música quando ainda era criança. No seu aniversário de 7 anos, se vestiu de Daddy Yankee, um dos pioneiros do reggaeton. Além do porto-riquenho, ele também se inspirava no rapper Eminem.

Sua mãe apoiou o sonho dele desde o começo, mas Tiago não tinha o mesmo suporte da parte paterna da família. Tanto que, um pouco mais velho, quando seu pai saía trabalhar, ele ia rimar em batalhas de rap.

O PZK do seu nome artístico é por conta sua antiga equipe de rap freestyle. Em 2016, ele começou a ganhar notoriedade nas batalhas de rima locais da argentina, sendo vencedor de competições como God Level, Nike Battle Force, Supremacía e a Batalla de Maestros.  Sua primeira música, “Nadie Es Mejor”, foi lançada no mesmo ano, mas a virada de chave da sua vida veio em 2019, quando Tiago PZK usou versos com válvula de escape.

O argentino não teve uma infância e adolescência fáceis. Segundo relatos do próprio cantor na música “Sola” e, posteriormente, em entrevistas, seu pai, na época, era um homem violento, e sua mãe era vítima de violência doméstica.

“Perdeu a vontade e está sozinha/Noites com sangue na boca/Por culpa de um idiota, cuja a fúria flui em seu ser/Os hematomas não são cobertos pelo rímel/Grita chorando e se pergunta: Por quê?”, canta ele.

Quando seus pais se separaram, ele, sua mãe e sua irmã mais nova, Âmbar (hoje com 15 anos), chegaram a morar na rua e também de favor na casa algumas famílias.

Primeiro contrato e ascensão

Ainda em 2019, ele assinou seu primeiro contrato com a SyP Recors e, pouco tempo depois chamou a atenção do diretor-executivo da Move Concerts que, o convidou para fazer parte do selo Grand Move Records. Seu primeiro álbum de estúdio, “Cato Soundtrack”, foi lançado em 2021.

Um ano depois, a fama de Tiago começou a ultrapassar as fronteiras da Argentina, e ele passou a integrar o casting de artistas da Warner Music Latina. Ainda em 2022, ele lançou seu segundo disco, “Portales”, que conta com a participação especial de IZA na faixa “Eléctrica”. O projeto debutou em 2º lugar no Top Spotify Global.

Atualmente, PZK é um dos principais nomes do Billboard Argentina Hot 100, chart dos nossos hermanos. Ele conta com quatro músicas entre autorais e participações especiais: “Una Foto”(#8), “Besame Remix” (#12), “Mi Corazon” (#38) e  “Los Del Espacio” #55.

MC Tiaginho do Santos

Tiago é atento às novidades do mercado internacional, e uma delas é atualmente o funk. O cantor já se aventurou em músicas que misturam o tamborzão com ritmos hispânicos e já gravou versos em português. O maior desejo dos fãs brasileiros e que de fato ele se entregue à sua versão funkeira.

Nas redes sociais, especialmente no TikTok, circulam vídeos de canções nacionais cantadas na voz dele por meio de inteligência artificial. Tiago parece que curtiu a ideia de fato, tanto que compartilhou uma publicação com um desses áudios e na legenda colocou “MC Tiaginho do Santos”. Será que em “Alegría”, Anitta e Emilia vão trazer esse lado MC dele à tona?

@tiagottiaMC Tiaginho do santos♬ Duki IA Eu Já Sofri por amor – Pan Remix

@nahulyrics Tiago Pzk cantando portugués 🤖🇧🇷 #tiagopzk #brasil #mariamariah #iacovers #lyricsedits #iacanciones #inteligenciaartificial #estadosverticales #parati #nahulyrics ♬ sonido original – Nahumusic

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.