#1 no Hot 100, Lauana Prado, de ‘Escrito nas Estrelas’, fez ‘The Voice’ e ‘Raul Gil’
'Caso do acaso bem marcado, em cartas de tarot...'
Quem não cantarolou a versão de “Escrito nas Estrelas”, originalmente de 1985, por Tetê Espíndola, que atire a primeira pedra. O single, regravado no projeto “Raízes”, de Lauana Prado, viralizou após Marcia Fu cantá-lo durante o reality show “A Fazenda”. Marcia, inclusive, participou de um show da cantora após sua saída do programa para cantar a faixa.
A música está fazendo tanto sucesso, que além de integrar o topo da Billboard Brasil Hot 100 desta semana, apareceu na posição #165 do chart Global 200, da Billboard norte-americana.
Mas, afinal, quem é Lauana Prado?
Mayara Lauana Pereira e Vieira do Prado, mas conhecida apenas como Lauana Prado, tem 34 anos, e é natural de Goiânia, mas criada no município de Araguaína, no Tocantins. A cidade também é lar de nomes como Anavitória, Maiara e Maraisa.
Sua afinidade com a música está presente desde sempre. Em 2012, ela chegou a ser semifinalista na primeira edição do “The Voice Brasil”, no time de Carlinhos Brown. Na época, usava o nome Mayara Prado.
Já em 2014, venceu o quadro “Mulheres que Brilham”, do “Programa Raul Gil”. A cantora começou a se apresentar em bares e a realizar os seus primeiros shows ainda na adolescência, e mais tarde, ingressou na Universidade Federal do Maranhão em Comunicação Social para cursar Publicidade e Propaganda.
Lauana, que também é compositora, já escreveu músicas para Roberta Miranda, Edson e Hudson e Rionegro e Solimões. Em 2018, assinou com a Universal Music, e mudou o seu nome artístico de vez, por sugestão de Fernando Zor, da dupla Fernando e Sorocaba.
Em 2019, sua música “Cobaia”, foi a mais ouvida no YouTube Brasil, e entrou para a lista do YouTube mundial, a apresentando de vez para o estrelato. A canção fez parte de seu EP de estreia.
Em seguida, veio a gravação de seu primeiro álbum ao vivo, um marco para os cantores sertanejos, lançado em dezembro do mesmo ano. “Verdade” incluiu a regravação do sucesso “Cobaia” e canções inéditas com as participações de Fernando e Sorocaba e Gabriel Diniz.
Lauana, que é bissexual, trazendo representatividade da sigla para o gênero sertanejo, lançou o segundo DVD de sua carreira, “Livre”, de 2021, foi indicado na categoria de melhor álbum de música sertaneja no Grammy Latino.
Em 2023, ela lançou o projeto “RAIZ”, que consiste em levar um evento cantando vários sucessos que representam as raízes da música brasileira. Isso inclui, é claro, “Escrito nas Estrelas”, e mais 24 canções lançadas no “Raiz Goiânia – Ao Vivo” apresentadas através de mash-ups, ou seja, quando as faixas se condensam entre si, sendo apresentadas juntas.
Recentemente, voltou à tona um vídeo em que Lauana se posiciona contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.