Despedida de Preta Gil: veja o trajeto de cortejo após velório
Corpo da cantora será velado nesta sexta-feira (25) no Rio de Janeiro
A Prefeitura do Rio divulgou os detalhes de trânsito durante o velório de Preta Gil, nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal. A proibição de tráfego nas vias próximas ao local começa hoje a partir das 19h.
O cortejo fúnebre no carro do Corpo de Bombeiros vai passar pelo circuito de megablocos, onde a cantora levava o famoso Bloco da Preta durante o Carnaval.
O trajeto começa na Av. Presidente Antônio Carlos – veja o mapa abaixo.
Velório de Preta Gil
A homenagem terminará na capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência, por volta das 15h, onde ocorrerá a despedida apenas para familiares e amigos até às 17h.
Proibição de estacionamento
- Das 19h de quinta-feira (24/7) às 18h de sexta-feira (25/7): toda a extensão da Avenida Treze de Maio.
- Das 6h às 18h de sexta-feira (25/7): Rua Araújo Porto Alegre, em toda a extensão; Avenida Evaristo da Veiga, entre a Rua Senador Dantas e a Av. Rio Branco.
Interdições ao tráfego
- Das 23h de 24/7 às 18h de 25/7: Avenida Treze de Maio; Rua Manoel de Carvalho (esquina com Av. Treze de Maio).
- Das 6h às 18h de 25/7: Rua Araújo Porto Alegre.
Trajeto do cortejo
- Rua Araújo Porto Alegre, Av. Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Av. Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Viaduto do Gasômetro, pista lateral da Av. Brasil (Caju), Rua Monsenhor Manuel Gomes (Cemitério da Penitência).
Equipes do Centro de Operações e Resiliência (COR), CET-Rio, Guarda Municipal e Comlurb atuarão na região.
A morte de Preta Gil
A cantora Preta Gil morreu neste domingo (20) aos 50 anos. A notícia foi confirmada por sua equipe e família nas redes sociais. Ela estava tratando um câncer, inicialmente diagnosticado em 2023, nos Estados Unidos. Em dezembro do último ano, ela foi submetida a uma cirurgia de mais de 20 horas. Preta teve um único filho: Francisco Gil.
Nascida em 8 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, Preta está inserida no mundo da arte desde o berço. Filha de Gilberto Gil, um dos maiores nomes da música brasileira, cresceu cercada dos “titios” Caetano Veloso e Maria Bethânia.
Seu primeiro lançamento musical chegou em 2003, com o disco “Pret-a-Porter”. Ela sempre se dedicou a MPB, pop, axé e marcou a música brasileira com faixas como “Sinais de Fogo” e “Só o Amor”.
No ano passado, Preta lançou a biografia que celebrava os 50 anos. Em um dos trechos, ela citou um conselho do pai, que a ajudou a enfrentar as complicações da infecção generalizada sofrida em 2023.
“Filha, a natureza é sábia. Somos parte dela e vamos voltar para ela, isso faz parte da vida. Se estiver sendo muito difícil para você e se for sua hora, aceite. Se estiver muito pesado para você, vai, se deixa ir. É muito ruim viver com esse incômodo e lutando da forma que você tá lutando”, disse Gilberto. O conselho inspirou Preta a unir forças para lidar com a doença.
+Leia mais sobre o legado e homenagens à Preta Gil
- Preta Gil: última música da cantora carrega mensagem de esperança e superação
- Quem é a mãe de Preta Gil que inspirou a música ‘Drão’
- Circuito de megablocos do Rio levará nome de Preta Gil
- Gilberto Gil se declara a Preta Gil: ‘Sempre tive orgulho’
- Relembre a trajetória musical e grandes sucessos de Preta Gil