Você está lendo
Pressionada, Rosalía escreve (discretamente) a favor da Palestina

Pressionada, Rosalía escreve (discretamente) a favor da Palestina

Cantora foi breve e não mencionou o sionismo ou Israel em declaração

A cantora Rosalía

Rosalía se pronunciou sobre a causa palestina na tarde desta quarta (30), mas o breve comunicado trouxe mais dúvidas do que esclarecimentos. A pressão em cima da cantora aumentou após um puxão de orelha do designer Miguel Adrover por seu “silêncio” sobre a guerra que, até agora, matou 60 mil pessoas só na Faixa de Gaza.

VEJA TAMBÉM
Olivia Rodrigo

A cantora lamentou a polêmica e disse que nem sempre consegue “fazer o certo”, mas, no processo, busca “aprender e melhorar”. Ela aproveitou para condenar “o que está acontecendo na Palestina” e cobrar soluções das autoridades.

No entanto, durante o texto, a cantora em momento algum aponta ou condena quem seriam os responsáveis por atrasar a causa palestina. Basicamente, a carta em primeira pessoa buscava se justificar, não mencionando a força militar israelense e o sionismo.

Na semana passada, também via Instagram, o designer Miguel Adrover revelou que se recusou a fazer um vestido para Rosalía porque “não trabalha com quem não apoia publicamente a Palestina”.

“O silêncio é cumplicidade, ainda mais quando você tem uma grande plataforma e faz milhões de pessoas te ouvirem quando canta. Por isso, tem a responsabilidade de usar esse poder para denunciar esse genocídio. Rosalía, isso não é nada pessoal. Te admiro por todo o seu talento e por tudo o que você já alcançou. E eu acho que você é muito mais do que aqueles artistas que só se dedicam ao show business e ao entretenimento. Agora temos que fazer ‘a coisa certa’”

O genocídio comandado por Israel na Faixa de Gaza começou em outubro de 2023 como uma represália a um atentado do grupo radical Hamas, que matou cerca de 1.200 israelenses.

De lá para cá, os ataques de Israel mataram mais de 60 mil palestinos, com a maioria sendo crianças e mulheres, segundo um levantamento feito pelo Ministério da Saúde de Gaza e corroborado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Além dos bombardeios, a ofensiva militar israelense impôs um bloqueio de ajuda humanitária a Gaza e desencadeou um cenário de fome que já matou centenas de palestinos.

A crise tem gerado preocupação em todo o mundo, inclusive entre os artistas. Olivia Rodrigo, Rachel Zegler, Dua Lipa, Melissa Barrera e Pedro Pascal são alguns dos nomes que já se manifestaram contra a violência ao povo palestino.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.