Por que o One Direction continua relevante 15 anos após sua formação?
Grupo não está em atividade desde 2016, mas segue forte no coração dos fãs

Para que acompanhou a febre do One Direction de perto, o dia 23 de julho tem um gostinho especial: foi nesta data, em 2010, que programa “The X Factor” juntou Harry Styles, Liam Payne (1993 – 2024), Louis Tomlinson, Niall Horan e Zayn Malik para formar a banda. Eles não estão em atividade desde 2016, mas seguem sendo relevantes e vivos no coração e ouvidos dos fãs.
Ao todo, eles lançaram cinco álbuns: quatro com a formação original e o último, “Made In The A.M” sem Zayn Malik, que decidiu deixar o grupo em março de 2015. Na época, ele alegou que queria ter um pouco mais de privacidade (algo compreensível para um menino de 22 anos que ganhou fama global aos 17.
Uma trajetória de sucesso
O One Direction viajou o mundo inteiro com quatro turnês. No Brasil, fizeram três shows: dois em São Paulo e um no Rio de Janeiro em 2014. Na época, eles tiveram um faturamento de US$ 230 milhões, sendo uma das turnês mais lucrativas daquele ano.
+Leia mais: One Direction planejava último show antes da morte de Liam Payne
Também lançaram um DVD, chamado “Where We Are: Live From San Siro Stadium”, gravado em Milão, na Itália, que foi exibido em cinemas do mundo todo. Eles mostram os bastidores e preparações para o show.
Os integrantes do One Direction se transformaram em bonecos personalizados, galãs, ícones de moda e cabelo (com o recorte da época, é claro), destaque em premiações e estampas infinitas de camisetas, blusas de frio e roupa de cama.
Mesmo sem nenhum lançamento desde 2016, o One Direction possui mais de 42 milhões de ouvintes mensais no Spotify. As músicas apaixonadas, divertidas e cheias de expressões de duplo sentido continuam fazendo sentido para uma geração que cresceu acompanhando cada passo dos cinco.
Carreiras solo e sucesso eterno
Depois do fim do grupo, anunciado em 2016, cada um dos integrantes tomou um tempo para si e passaram a se dedicar em suas carreiras solo.
Harry Styles é um dos que mais se destacou, com 3 álbuns lançados e uma vitória no Grammy na principal categoria da noite. Niall também já lançou três e passa seu conhecimento em outros programas de competição musical. Louis é dono de dois discos e se tornou um dos maiores queridinhos dos brasileiros. Em uma conversa com a Billboard Brasil, inclusive, confessou que já ouviu todas as músicas do One Direction depois de uma noite de bebedeira.
Zayn também seguiu seus passos sozinho e se manteve fiel ao desejo de ter um pouco mais de privacidade na vida. Ele só voltou a se apresentar ao vivo no fim de 2024, mesmo já tendo lançado três discos. Liam, antes de morrer de forma trágica no fim de 2024, também se dedicou em sua trajetória como solista, com o lançamento de “LP1”.
Todos os meninos continuam contando com o apoio incessante e fiel de quem acompanhou os anos de atividade do grupo. Alguns mais que outros, mas todos com uma legião de fãs seguindo-os lado a lado, como se o One Direction permanecesse vivo. E talvez ele esteja mesmo.