Oscar 2024: os desprezados e as surpresas nas indicações
Premiação do Oscar acontece no dia 10 de março
Na maior parte, as indicações para o Oscar de 2024 ocorreram conforme o esperado. “Oppenheimer” e “Barbie” receberam indicações de melhor filme, assim como favoritos como “The Holdovers“, “Pobres Criaturas” e “Assassinos da Lua das Flores”.
Duas canções da Barbie foram indicadas para melhor canção original – “I’m Just Ken” (escrita por Mark Ronson e Andrew Wyatt) e “What Was I Made For?” (escrito por Billie Eilish e Finneas). “Barbie” é o primeiro filme a ter duas indicações para melhor canção desde “La La Land”, sete anos atrás. “City of Stars” e “Audition (The Fools Who Dream)” foram indicadas. “City of Stars” venceu.
O falecido Robbie Robertson (1943-2023) foi indicado para melhor trilha sonora original por “Assassinos da Lua das Flores”. Este foi o 12º e último filme de Martin Scorsese em que Robertson trabalhou. Robertson, que morreu em junho aos 80 anos, é o primeiro compositor a ser indicado postumamente nesta categoria desde que o lendário Bernard Herrmann foi citado em 1976 por “Obsession” e “Taxi Driver”.
Mas nem tudo correu de acordo com as previsões dos especialistas.
Jimmy Kimmel será o anfitrião do Oscar de 2024 , que será realizado em 10 de março em sua casa habitual, o Dolby Theatre no Ovation Hollywood. Será a quarta vez de Kimmel como anfitrião.
Aqui estão desprezados e surpresas notáveis nas indicações ao Oscar de 2024.
Esnobados: Margot Robbie e Greta Gerwig
Robbie foi preterido na indicação de melhor atriz, enquanto Gerwig foi preterida na indicação de melhor diretor por seu trabalho no maior sucesso de bilheteria do ano, “Barbie” . Felizmente, as duas mulheres foram indicadas em outras categorias. Robbie estava entre os produtores do filme, por isso foi indicada para melhor filme. Gerwig co-escreveu o roteiro com seu marido e parceiro criativo, Noah Baumbach, por isso foi indicada para melhor roteiro adaptado.
Surpresa: Scott George
George foi indicado para melhor canção original por escrever “Wahzhazhe (A Song for My People)” para “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese . A música é interpretada no filme por Osage Tribal Singers. O filme foi bem nas indicações, com Scorsese indicado para melhor diretor e Lily Gladstone e Robert De Niro indicados nas categorias de atuação.
Desprezo: Lenny Kravitz
“Road to Freedom” de Kravitz, para “Rustin” , foi preterido como melhor canção original. Isto é especialmente surpreendente porque Colman Domingo, que interpretou o desconhecido ativista dos direitos civis Bayard Rustin neste filme, foi indicado para melhor ator. Kravitz ganhou quatro vezes o Grammy de melhor performance vocal de rock masculino, mas seu sonho de apresentar sua música indicada no palco do Oscar terminou esta manhã.
Desprezo: Daniel Pemberton
A trilha sonora de Pemberton para “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” foi preterida para uma indicação, embora o filme tenha sido indicado para melhor longa de animação. Pemberton, que marcou mais de 30 filmes desde 2009, ainda não recebeu uma indicação de trilha sonora, embora tenha sido indicado para melhor canção original há três anos por co-escrever “Hear My Voice”, de The Trial of the Chicago 7 . Entre outros filmes de Pemberton estão “Steve Jobs”, “Todo o Dinheiro do Mundo”, “Motherless Brooklyn” e “Ferrari “.
Surpresa: Danielle Brooks
Brooks foi indicada como melhor atriz coadjuvante por seu papel na versão musical de The Color Purple , enquanto atrizes como Julianne Moore ( Maio Dezembro ) e Sandra Hüller ( A Zona de Interesse ) foram preteridas. A indicação de Brooks compensa o fato de Fantasia Barrino ter sido preterida na concorrida categoria de melhor atriz por seu papel principal em A Cor Púrpura .
Resultados mistos: Jon Baptiste
American Symphony , o aclamado filme da Netflix sobre um ano na vida de Jon Batiste, foi preterido na indicação de melhor documentário, mas Batiste recebeu sua primeira indicação de melhor canção original por co-escrever “It Never Went Away” do filme com Dan Wilson. Batiste ganhou um Oscar há três anos de melhor trilha sonora original por sua colaboração com Trent Reznor e Atticus Ross em Soul . Batiste e Wilson também foram indicados para música do ano no Grammy de 4 de fevereiro, mas com uma música diferente – “Butterfly” do álbum World Music Radio de Batiste .
Desprezo: Alexander Payne
Dois dos atores de The Holdovers , de Payne , foram indicados – Paul Giamatti de melhor ator e Da’Vine Joy Randolph de melhor atriz coadjuvante. (Ambos são os favoritos para vencer em suas categorias.) Mas Payne foi preterido na indicação de melhor diretor, categoria na qual foi indicado três vezes, por Sideways, The Descendants e Nebraska . Também preterido foi o terceiro membro do elenco principal, Dominic Sessa, que teve uma boa chance de ser um ator coadjuvante. Sessa tem apenas 21 anos, então ele tem tempo.
Sem surpresa/surpresa
Diane Warren recebeu sua sétima indicação consecutiva de melhor canção original, a mais longa seqüência contínua de indicações nessa categoria desde que Sammy Cahn foi indicado por oito anos consecutivos, de 1954 a 1961. (As canções de Cahn são mais famosas do que seu nome neste momento, especialmente para fãs mais jovens. Entre suas músicas indicadas nessa seqüência: “Three Coins in the Fountain”, “All the Way”, “High Hopes” e “The Second Time Around”) Certamente não é uma surpresa quando Warren é indicado ano seguinte. ano, e ainda assim é, de certa forma. Todas as cordas terminam em algum momento, exceto, aparentemente, a de Warren.
Surpresa: filmes que não estão em inglês
Se não for uma surpresa, é certamente um avanço: isto marca a primeira vez na história do Oscar que três filmes não em inglês – “Anatomia de uma Queda” , “Vidas Passadas” e “Zona de Interesse” – são indicados para melhor filme. Este é o sexto ano consecutivo em que um ou mais filmes em um idioma diferente do inglês recebem a indicação de melhor filme. Pensar que ainda em 2019 o Oscar tinha uma categoria chamada melhor filme estrangeiro, e poucos pensaram duas vezes nesse nome. Em 2020, a categoria passou a se chamar melhor longa-metragem internacional.