O Brasil nunca foi tão ouvido: os bastidores da música brasileira no Spotify
Executiva fala sobre playlists, algoritmo e impacto global da música brasileira

Carolina Alzuguir, head de música do Spotify Brasil (Reprodução/YouTube)
No novo episódio do Cabos e Cases, a convidada é Carolina Alzuguir, head de música do Spotify Brasil. Com mais de 20 anos de trajetória no mercado fonográfico, ela fala com propriedade sobre o protagonismo do país no cenário global, explica como funcionam as playlists da plataforma e revela números da operação no Brasil.
“Hoje, o Brasil é um dos maiores mercados do Spotify no mundo. A América Latina representa 22% dos nossos usuários globais, e o Brasil é um dos líderes desse recorte”, afirma.
O episódio vai além dos dados e mostra também o impacto cultural da música brasileira no exterior. Carolina destaca o momento do funk como fenômeno global: “Produtores do mundo inteiro querem saber mais sobre o funk, incorporar beats nas suas músicas, fazer colaborações. E o Spotify sempre deu destaque ao gênero desde o início.”
Outro ponto alto da conversa é o funcionamento das playlists, tema que gera curiosidade entre artistas e fãs. Carolina explica que a curadoria do Spotify é feita por uma combinação de inteligência algorítmica e curadoria humana, com editores especializados por gênero, mood e comportamento de consumo. “A geração de hoje ouve de tudo, sem rótulo. Por isso, nosso trabalho vai além do gênero.”
Ela também desmistifica o processo de entrada em playlists, detalhando a ferramenta de pitching que permite a artistas ou suas distribuidoras sugerirem faixas para os editores. Segundo Carolina, isso alimenta tanto os curadores quanto o algoritmo, que recomenda as músicas de forma personalizada para novos ouvintes.
Dois dados recentes do relatório Loud & Clear, divulgado pelo Spotify, ilustram esse cenário:
- Em 2023, músicas de artistas brasileiros foram ouvidas pela primeira vez 11,8 bilhões de vezes, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior.
- Mais de 10 mil artistas brasileiros foram incluídos em playlists editoriais da plataforma em um único ano.
“Nosso foco é a descoberta. O objetivo do Spotify é que um milhão de artistas possam viver da sua própria arte”, diz Carolina.
Assista ao episódio competo
TRENDING
- Stray Kids, SEVENTEEN e mais: os 10 álbuns mais vendidos do K-pop em 2025 09/01/2026
- Golden Disc Awards 2026: veja os vencedores da premiação 10/01/2026
- iHeartRadio Music Awards 2026: veja as indicações de K-pop e gerais 09/01/2026
- Como Cássia Eller explodiu padrões, reinventou o rock nacional e se fez eterna 27/12/2025
- Veja a agenda de shows de Ana Castela 01/01/2026