Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

NGB News acusa Dennis DJ, Anitta e Pedro Sampaio de roubo de propriedade intelectual

Expressão popularizada por canal carioca deu nome a single do trio

Design sem nome 62

O trio Dennis DJ, Pedro Anitta e Pedro Sampaio em gravação do clipe de "Joga Pra Lua", canção que virou alvo do canal NGB News (Reprodução/Instagram/You Tube)

Hoje famosa nas redes sociais e nas ruas cariocas, a expressão “joga pra lua” —que pode significar “arrebenta”, “quebra tudo” ou semelhante que faça uma ideia de movimento somar-se a uma ação positiva— ganhou amplitude depois que o realístico-humorístico NGB News transformou-no bordão em suas rondas pelos bailes funks cariocas. Agora, ela é protagonista de uma disputa de roubo intelectual entre Negão Oi, criador do canal, e o produtor Dennis DJ, intérprete e um dos compositores de “Joga Pra Lua”, canção lançada no final de 2023.

Hit no You Tube e nas redes sociais desde 2022, o canal usou a expressão já no primeiro vídeo a atingir a marca de mil views, uma cobertura na Cidade de Deus, no Baile do influenciador local Biano — toda o início de uma era de ouro está ali de forma crua e a expressão surge em momentos como esse aqui. Em novembro de 2023, Negão Oi entrou com três pedidos de proteção da expressão “joga pra lua” no Instituto de Proteção Intelectual, o INPI — um deles para “JOGA PRA LUA QUE É SUCESSO!“, NCL(12) 41

Um mês e quatro dias depois do pedido de registro, a expressão foi cravada no fonograma “Joga Pra Lua”, composição de Fernando PS, Gabriel Cantini, Shylton Fernandes, Pedro Sampaio e Dennis DJ e interpretada pelos dois últimos somada a participação de Anitta. Lançada em dezembro, a canção passou aqui pela Billboard Brasil onde destacamos, ainda em 2023, a relação entre a expressão popularizada pelo canal e a canção do trio que tinha missão de engrenar no verão de 2024.

Nesta semana, o criador do canal NGB News, Negão Oi, foi ao Twitter/X expor sua insatisfação com o Dennis DJ, também produtor da canção. “Fomos fazer uma cobertura no baile do Dennis e o mesmo falou dentro do camarim que estava produzindo uma [música] com o nosso bordão e que ia entrar em contato a com gente para mais detalhes”, introduziu

A conversa apagada

Negão diz ter conversado com o produtor carioca também pelo Instagram — mensagens que, agora, teriam sido apagadas parcialmente por Dennis. Nesta terça-feira, dois dias após a polêmica que também a envolve, a cantora Anitta tuítou a seguinte mensagem: “Hahaha ai ai viu… a Internet virou uma realidade paralela mutcho loca ! Bom diaaaa”.

Não é a primeira vez que Dennis DJ é acusado de movimentos considerados apropriadores. No final de 2021, o produtor e DJ Rennan da Penha chamou Dennis de “hipócrita” após acusá-lo de roubo por conta do fonograma “Medley Baile da Gaiola”, mixagem de Dennis que contém a faixa “Vamos Pra Gaiola”, inicialmente sucesso na voz de Kevin O Chris com produção de Rennan. “Está bem, me devolva tudo que você ROUBOU de mim e dos demais amigos do Funk, que penso em te perdoar…”, disse, à época.

O produtor WZ no Beat também processou Dennis e ganhou, em segunda instância, processo impetrado no Tribunal de Justiça de São Paulo. No ano passado, Dennis DJ foi condenado por plagio do funk “Diferenciou”. À Justiça, WZ afirmou que fez a música, a intitulou de “Swingueira” e a apresentou para Dennis, na intenção de lançar o som em parceria com o DJ, de quem era fã.

Billboard Brasil entrou em contato com os artistas e aguarda o posicionamento artístico e jurídico dos envolvidos. Procurada, as assessorias da Sony Music e de Dennis não se manifestaram.