Você está lendo
Neil Young sai do Facebook em protesto contra uso de IA com crianças

Neil Young sai do Facebook em protesto contra uso de IA com crianças

Artista saiu da rede social na última quinta-feira (14)

Neil Young (divulgação)

O cantor canadense Neil Young está fora do Facebook. Após relatos de que a Meta teria permitidos que chatbots de Inteligência Artificial interagissem com crianças de forma “romântica ou sensual”, a equipe do artista divulgou um comunicado em seu perfil anunciando sua decisão de deixar a plataforma na última quinta-feira (14).

VEJA TAMBÉM

O que diz Neil Young sobre o Facebook

“A pedido de Neil Young, não estamos mais usando o Facebook para nenhuma atividade relacionada a Neil Young”, diz o último status do músico no Facebook . “O uso de chatbots com crianças pelo Meta é inconcebível. O Sr. Young não quer mais nenhuma conexão com o FACEBOOK.”

A declaração não informou se o músico também irá deixar o Instagram, outra rede social de propriedade da Meta.

O anúncio foi publicado no mesmo dia em que a Reuters divulgou um relatório expondo conclusões questionáveis em um documento interno da Meta Platforms que compilava as políticas de IA da empresa. Essas diretrizes incluíam permissões para que chatbots “conversassem com crianças de forma romântica ou sensual”.

A agência de notícias também relatou que os chatbots da Meta eram livres para gerar informações médicas falsas, bem como ajudar os usuários a construir argumentos para declarações abertamente racistas, como “negros são mais burros que brancos”. Quando pressionado a comentar, um porta-voz da gigante da tecnologia disse à Reuters que o documento passou por revisões para remover as políticas que permitem diálogos inapropriados com crianças.

A declaração de Young está longe de ser a primeira vez que ele fala abertamente sobre suas crenças, nem é a primeira vez que ele critica grandes empresas de tecnologia. Em maio, ele lançou uma música intitulada “Let’s Roll Again” que criticava duramente a Tesla de Elon Musk. Convocando a Ford, a General Motors e a Chrysler a construir veículos de energia limpa que “não matarão nossos filhos”, o músico cantou: “Se você é fascista, então compre um Tesla/ Se for elétrico, não importa”.

O ícone também expressa frequentemente suas preocupações com os rumos dos Estados Unidos sob o governo de Donald Trump. Também em maio, Young criticou duramente o presidente por desperdiçar energia desrespeitando músicos como Bruce Springsteen e Taylor Swift no Truth Social, em vez de se concentrar em questões reais, escrevendo em uma carta aberta: “PARE DE PENSAR NO QUE OS ROCKEIROS ESTÃO DIZENDO. Pense em salvar a América da bagunça que você causou.”

Este é uma tradução/adaptação da Billboard US. Leia o original aqui.

 

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.