Por que música de Racionais MCs viralizou após Vinícius Júnior ficar sem prêmio
Discurso de Mano Brown fala sobre racismo
“Por você ser preto, você tem que ser duas vezes melhor”. Essa frase viralizou nas redes sociais após o jogador brasileiro Vinicius Júnior não vencer o prêmio Bola de Ouro, da revista francesa “France Football”. O troféu, que ficou com o espanhol Rodri, é um dos mais tradicionais do futebol mundial e é escolhido por meio de votação de jornalistas.
Com a decepção dos brasileiros, vários vídeos com críticas a premiação foram publicados e muitos deles continham a música “A Vida é Desafio“, dos Racionais MCs.
A versão utilizada, inclusive por amigos de Vini Jr., como o também jogador Rodrygo, é a versão ao vivo, gravada no DVD “1000 Trutas, 1000 Tretas“. Na gravação, Mano Brown faz um discurso antes da música.
“Tem que acreditar. Desde cedo a mãe da gente fala assim: ‘filho, por você ser preto, você tem que ser duas vezes melhor’. Aí passado alguns anos eu pensei: ‘como fazer duas vezes melhor, se você esta pelo menos cem vezes atrasado?’. Pela escravidão, pelo preconceito, pela história, pelos traumas, pelas psicoses, por tudo que aconteceu”, inicia o discurso.
“Ser dua vezes melhor como? Ou melhora, ou você é o melhor ou é o pior de uma vez. Sempre foi assim. Se você vai escolher o que estiver mais perto de você é o que estiver dentro da sua realidade. Você vai ser dua vezes melhor como? Quem inventou isso aí? Quem foi o pilantra que inventou isso aí? Acorda para vida, rapaz”.
Na sequência, o rapper Edi Rock começa a cantar “A Vida É Desafio“, que tem como letra um relato de uma vida dura de uma pessoa periférica.