Você está lendo
Música cristã cresce nas paradas da Billboard, graças a esses dois artistas

Música cristã cresce nas paradas da Billboard, graças a esses dois artistas

Duas músicas cristãs aparecem na Hot 100 pela primeira vez em 11 anos

Brandon Lake

Faça suas orações: a música cristã está fazendo um retorno sério nas paradas musicais.

No Billboard Hot 100, datada de 10 de maio, duas músicas cristãs estão fazendo sucesso: “Hard Fought Hallelujah”, de Brandon Lake, está na 44ª posição em sua 11ª semana na parada e “Your Way’s Better”, de Forrest Frank, salta da posição 72 para a 62 em sua segunda semana.

VEJA TAMBÉM
Miguel, filho do cantor gospel J. Neto

Os dois surgiram como estrelas emergentes no mundo da música cristã, em parte graças à sua crescente popularidade em plataformas de mídia social como o TikTok.

Lake incluiu 42 músicas na parada Hot Christian Songs, todas desde 2019. Nove delas chegaram ao top 10 e seis chegaram ao primeiro lugar. Três desses sucessos, incluindo “Hard Fought Hallelujah”, passaram mais de 20 semanas no topo.

Frank, por sua vez, estreou nas paradas da Billboard em 2020 como metade da dupla pop Surfaces (ao lado de Colin Padalecki), graças ao seu hit viral “Sunday Best”. A música, popular no TikTok, subiu para a 19ª posição na Hot 100 e até fez sucesso nas rádios, alcançando o top 10 do Pop Airplay.

Desde então, Frank se voltou para a música cristã e rapidamente se tornou uma força no gênero.

Ele registrou 34 entradas na parada Hot Christian Songs, incluindo seis top 10: “Good Day” (pico nº 2 em 2024); “Up!”, com Connor Price (nº 8, 2024); “Never Get Used to This”, com JVKE (nº 6, 2024); “The Present” (nº 9, janeiro); “Nothing Else”, com Thomas Rhett (nº 4, março); e “Your Way’s Better”.

Nenhum outro artista alcançou mais músicas no ranking desde o início de 2022. Ele também terminou 2024 como o artista cristão revelação número 1 da Billboard.

O álbum de Frank, “Child of God”, também dominou a parada de álbuns cristãos mais vendidos, permanecendo por 34 semanas na primeira posição, tornando-se o quinto álbum com a maior permanência na primeira posição neste século. Ele lançou o álbum seguinte, “Child of God II”, na sexta-feira (9).

A música cristã historicamente teve uma presença limitada na Hot 100.

Desde quando a parada Hot Christian Songs da Billboard adotou sua metodologia multimétrica atual em 7 de dezembro de 2013 — combinando streams nos EUA, veiculação em rádios e vendas —, 52 músicas cristãs figuraram tanto na Hot 100 quanto na Hot Christian Songs. Mas há algumas ressalvas importantes.

Dessas 52 músicas, 34 eram de Kanye West, dos álbuns “Jesus Is King” ou “Donda”, e uma era do DJ Khaled, com West e Eminem (“Use This Gospel [Remix]”) — ambas, é claro, já eram artistas de hip-hop consagrados, com uma base de fãs fora da música cristã.

Outras seis eram músicas natalinas com temática religiosa (por exemplo, “Silent Night”, de Carrie Underwood).

Isso nos deixa com apenas 11 músicas cristãs que não estão vinculadas às festas de fim de ano ou a artistas de rap crossover:

Artista, Título, Ano de Auge na Hot 100:

  • Carrie Underwood, “Something in the Water”, 2014
  • Craig Wayne Boyd, “The Old Rugged Cross”, 2014
  • Hillsong UNITED, “Oceans (Where Feet May Fail)”, 2014
  • Jordan Smith, “Great Is Thy Faithfulness”, 2015
  • NEEDTOBREATHE feat. Gavin DeGraw, “Brother”, 2015
  • Jordan Smith, “Mary Did You Know”, 2016
  • Avril Lavigne, “Head Above Water”, 2018
  • NF, “Let You Down”, 2018
  • Lauren Daigle, “You Say”, 2019
  • Brandon Lake, “Hard Fought Hallelujah”, 2025
  • Forrest Frank, “Your Way’s Better”, 2025

E pode haver mais a caminho. Duas faixas cristãs adicionais estão subindo no ranking Bubbling Under Hot 100 da Billboard — que lista as 25 músicas logo abaixo do Hot 100 que ainda não estrearam: “Praise”, do Elevation Worship, com Brandon Lake, Chris Brown e Chandler Moore (nº 20; atualmente nº 3 na Hot Christian Songs) e “Good Day”, de Forrest Frank (nº 23; chegou ao nº 2 na Hot Christian Songs no ano passado).

O que torna esta semana específica ainda mais notável para a música cristã é que é apenas a segunda vez (desde 2013) que duas músicas cristãs entram nas paradas simultaneamente.

Isso só aconteceu uma vez antes, em 27 de dezembro de 2014, quando “Something in the Water”, de Underwood, e “The Old Rugged Cross”, de Boyd, entraram juntas. Esta última, no entanto, passou uma semana na parada antes de cair. Ao contrário daquela semana, o sucesso de Lake tem uma longevidade significativa e o de Frank continua em ascensão.

Para o Provident Label Group, que terminou 2024 como a gravadora cristã número 1 da Billboard e cujo elenco incluía Lake e a potência do gênero Elevation Worship, direcionar seus esforços de marketing para um público mais jovem foi fundamental para o sucesso.

A música cristã, de fato, tem crescido — e faz parte de uma tendência mais ampla. De acordo com o relatório de fim de ano de 2024 da Luminate, o gênero cristão/gospel é um dos que mais cresce entre o público jovem nos EUA, com o ouvinte médio passando 19% mais tempo com música cristã/gospel do que em 2022.

[Esta lista foi traduzida da Billboard dos EUA. Leia a reportagem original aqui.]

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.