Morre Francis Buchholz, ex-baixista do Scorpions
Músico tinha 71 e lutava contra um câncer

Francis Buchholz, ex-baixista do Scorpions (reprodução Facebook)
Francis Buchholz, baixista da banda Scorpions entre 1973 e 1992, morreu nesta quinta-feira (22). Ele tinha 71 anos.
O anúncio foi feito por sua família em publicação no Facebook nesta sexta-feira (23), informando que o músico não resistiu a uma batalha privada contra um câncer.
“É com imensa tristeza e o coração pesado que compartilhamos a notícia de que nosso amado Francis faleceu ontem, após uma batalha privada contra o câncer. Ele partiu deste mundo em paz, cercado de amor.
Nossos corações estão despedaçados. Durante toda a sua luta contra o câncer, permanecemos ao seu lado, enfrentando cada desafio como uma família – exatamente como ele nos ensinou.
Aos seus fãs ao redor do mundo, queremos agradecer por sua lealdade inabalável, seu amor e a crença que depositaram nele ao longo de sua incrível jornada. Vocês lhe deram o mundo, e ele lhes deu sua música em troca. Embora as cordas tenham silenciado, sua alma permanece em cada nota que ele tocou e em cada vida que ele tocou.
Com amor e gratidão, Hella, Sebastian, Louisa e Marietta.”
Scorpions publicou uma nota no Instagram nesta sexta-feira (23), lamentando a morte do ex-integrante. O texto é assinado por Klaus, Rudolf e Matthias:
“Queridos fãs, acabamos de receber a triste notícia do falecimento de nosso amigo de longa data e baixista, Francis Buchholz. Seu legado na banda viverá para sempre, e sempre nos lembraremos dos muitos bons momentos que compartilhamos juntos. Nossos corações estão com Hella, sua família e amigos. Descanse em paz, Francis.”
Ver essa foto no Instagram
Francis Buchholz nasceu em Hanover, Alemanha. Ele tocou em bandas de sua cidade natal antes de integrar o Scorpions, considerada a banda mais vendida da história alemã.
Francis trabalhou em 12 álbuns do grupo, participando dos maiores sucessos, como em “Blackout”, lançado em 1982, e em “Love At First Sting”, de 1984, que alcançou o sexto lugar no chart do mesmo ano. O disco contava com as faixas “Rock You Like a Hurricane”, nº 25 da Billboard Hot 100, e “Still Loving You”, nº 64.
“Savage Amusement”, de 1988, chegou à quinta posição no chart de álbuns e a faixa “Rhythm of Love” conquistou a 75ª posição na Hot 100. Já “Crazy World”, lançado em 1990, tinha a faixa “Wind of Change”, que foi nº 4 da Hot 100. Este foi o último trabalho de Francis no grupo, que continha a única composição do baixista na discografia, a faixa “Kicks After Six”.
Depois de 19 anos no Scorpions, o alemão foi substituído por Ralph Rieckermann. Afastado da música por um período, escreveu o livro “Bass Magic”, em 1996, e se juntou ao Temple of Rock em 2012 para uma turnê europeia, resultando também em sua participação nos álbuns “Bridge the Gap” (2013) e “Spirit on a Mission” (2015).
TRENDING
- V e Jung Kook, do BTS, têm nova vitória judicial contra YouTuber 23/01/2026
- BTS supera recorde pessoal com ‘ARIRANG’, próximo álbum do grupo 23/01/2026
- ‘Guerreiras do K-Pop’ recebe duas indicações ao Oscar 2026 22/01/2026
- Prefeitura de Seul aprova show gratuito do BTS em praça histórica 22/01/2026
- Netflix fará série sobre o tema de ‘Guerreiras do K-pop’ 21/01/2026