fbpx
Você está lendo
Modão in Rio: por que o sertanejo deve participar do maior festival musical do país

Modão in Rio: por que o sertanejo deve participar do maior festival musical do país

Gênero hoje se confirma como a música pop brasileira por excelência

Avatar de Sérgio Martins
Chitãozinho e Xororó farão show sertanejo no Rock in RIo

Em um cenário musical tão abrangente como o brasileiro, o sertanejo vem se destacando durante os últimos anos. Com um dos maiores orçamentos para shows e divulgações de músicas, os artistas do estilo vem carregando uma base de fãs fervorosa em seus shows e nos streamings musicais. 

Nomes como Ana Castela, Luan Santana e Gusttavo Lima fazem inúmeros shows no mês e grande parte deles estão lotados com uma massa de público bem abrangente. E os popstars do sertanejo vêm captando cada vez mais ouvintes para o estilo musical mostrando que, mesmo que o estilo já esteja consolidado como um dos mais ouvidos do país, ainda tem espaço para um vasto crescimento dentro e fora do país. 

Veja também
Coldplay no Rock in Rio 2011

O sertanejo já tem um histórico de abraçar e fazer parcerias com outros estilos musicais. Por exemplo, Alok faz shows em grande parte dos eventos promovidos pelo universo caipira, como festas do peão, rodeios, feiras agropecuárias e festivais do gênero. Já sendo presença quase obrigatória nessas festividades.

As músicas que são lançadas juntas entre artistas do sertanejo e de outros estilos musicais, como o funk, eletrônica e rap. Dentre o grande volume de composições que já foram feitas entre os sertanejos e cantores de outros estilos, podemos citar duas parcerias mais recentes. A primeira é “Lua”, uma colaboração de Ana Castela, Hungria e Alok. A outra é “Dentro da Defender”, que junta o cantor sertanejo Luan Pereira, com o funkeiro MC Daniel.

Por conta dessa abertura e acolhimento que o sertanejo teve com outros gêneros musicais nos últimos anos, o estilo sofreu uma pequena mutação: ao agregar cada novo estilo musical, ele criou um pop sertanejo. Hoje o gênero possui um público gigantesco, mesmo entre ouvintes que nunca foram a uma festa de rodeio. Com isso, os sertanejo se mantém no topo das listas de ranqueamento musical no Brasil e suas produções são tão suntuosas quanto as dos astros internacionais do primeiro escalão.

O Rock In Rio já abriu as portas para outros estilos musicais, que antes eram marginalizados. Como o funk e o rap e outras vertentes do pop. Basta lembrar que Anitta, Ludmilla, Lexa, Luísa Sonza, Jão e Xamã entre outros, foram atração do Rock in Rio e do The Town.

A mistura dessa abertura para outros gêneros e o tamanho e alcance do sertanejo, poderia fazer com que os fãs do sertanejo deixassem apenas de imaginar a ida ao Rock In Rio e concretizar a ideia de um dia assistir um “Modão In Rio” com um artista do gênero terra maravilhosa, em um dos maiores festivais de música do país. 

Essa derrubada de parede que ainda existe entre o sertanejo e os demais estilos musicais do Brasil além de ser muito boa e divertida para os fãs, também seria muito boa para a música brasileira, que quebraria barreiras, proporcionando um maior intercâmbio musical e com todos os estilos juntos ficaria mais forte para se apresentar ao mundo e cada vez mais trazer mais ouvintes e interessados em não só ouvir um estilo musical da música brasileira e sim ouvir a música brasileira com toda a variedade e abrangência que temos na nossa música.

 

*Nino Villaça é administrador e fã de sertanejo

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.