Mocidade Alegre é a campeã do Carnaval de São Paulo em 2026
Escola de samba homenageou atriz Léa Garcia no enredo

Mocidade Alegre 2026 (Will Dias - Brazil News)
Com o enredo “Malunga Léa – Rapsódia de uma Deusa Negra”, Mocidade Alegre é coroada como campeã do Carnaval de São Paulo em 2026.
A escola de samba foi a terceira a desfilar no Sambódromo do Anhembi no sábado (12), a segunda noite de desfiles do Grupo Especial do Carnaval paulistano. Ela é tradicional do bairro do Limão, mas conta com quadra no bairro Freguesia do Ó.
O enredo da Mocidade Alegre exaltou o pioneirismo e o protagonismo negro da atriz Léa Garcia, que morreu em 2023, aos 90 anos. A carioca fez história com sua atuação.
Um dos papéis mais conhecidos da atriz foi como Rosa na novela “Escrava Isaura”. Ela também foi indicada ao prêmio de melhor interpretação feminina no Festival de Cannes em 1957, por seu papel no filme “Orfeu Negro” (1959), uma produção ítalo-franco-brasileira.
Vale dizer que a Mocidade Alegre é uma das maiores vencedoras do Carnaval de São Paulo. Em 2026, ela acumulou seu 13º título no Grupo Especial.

Resultado do Carnaval de São Paulo em 2026
O segundo lugar ficou com Gaviões da Fiel, com o enredo “Vozes Ancestrais para um Novo Amanhã”, celebrando a luta dos povos indígenas. O terceiro lugar, Dragões da Real, também teve enredo com tema indígena – “Guerreiras Icamiabas – Uma lendária história de força e resistência.
Acadêmicos do Tucuruvi venceu o Grupo de Acesso e retorna ao Grupo Especial em 2027, além da escola Pérola Negra.
Rosas de Ouro, que venceu o Carnaval de São Paulo em 2025, e Águia de Ouro foram rebaixadas para o Grupo de Acesso em 2027.
Como foi o desfile da Mocidade Alegre?
A Mocidade Alegre realizou o desfile no Sambódromo do Anhembi na madrugada de domingo (15). A escola foi a terceira a entrar na avenida, por volta de 0h40.
A agremiação apresentou o enredo “Malunga Léa – Rapsódia de uma Deusa Negra” em homenagem à trajetória da atriz Léa Garcia. A abertura do desfile ocorreu com a comissão de frente, que reuniu Thelma Assis, no papel da homenageada, e Fred Nicácio, interpretando o dramaturgo Abdias Nascimento, fundador do Teatro Experimental do Negro.
A Mocidade, que obteve a quarta colocação no carnaval de 2025, utilizou o carro abre-alas para abordar a ancestralidade da artista por meio de indumentárias africanas. A narrativa visual das demais alegorias percorreu marcos da carreira de Léa Garcia, como a premiação no Festival de Cinema de Gramado, representada pelo troféu Kikito. O desfile também exibiu figuras da religiosidade de matriz africana, incluindo uma escultura de Iemanjá equipada com um sistema de vazão de água.
A composição do enredo é de Aquiles da Vila, Fabiano Sorriso, Lucas Donato, Marcos Vinícius, Márcio André, Fabian Juarez, Fábio Gonçalves, PH do Cavaco, Salgado Luz, Tomageski, Mingauzinho e Chico Maia.
+Leia mais: Carnaval de SP: Como foi o desfile da Mocidade Alegre?
Ver essa foto no Instagram
TRENDING
- Hanteo Music Awards 2025: veja a lista de vencedores 15/02/2026
- Ivete não dá tempo para público respirar em noite eletrizante no Camarote Villa 16/02/2026
- Veja agenda dos blocos de rua de São Paulo no Carnaval 2026 13/02/2026
- Shawn Mendes marca presença histórica na Bahia e é ‘rebatizado’ por Ivete 14/02/2026
- Léo Santana entrega show repleto de hits no Camarote Salvador; saiba mais 14/02/2026