Ministério da Cultura lança programa de incentivo cultural no Ceará
Projeto busca impulsionar o desenvolvimento na região do Cariri
O Ministério da Cultura, em parceria com o Governo do Ceará, lançou nesta terça-feira (4) o Programa Kariri Criativo, que busca impulsionar o desenvolvimento da economia criativa na região do Cariri. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, marcou presença no evento realizado no Crato, que reuniu autoridades e contou com apresentações culturais.
“Nossa visão no Ministério é nacionalizar o fomento. Fazer com que cada cidade, cada estado, possa gerar seus eventos culturais. Neste momento nós temos a Lei Rouanet e a Política Nacional Aldir Blanc”, afirmou Margareth.
“Agora a gente precisa também preparar o setor cultural, então veio essa ideia do Kariri Criativo, para trazer ferramentas para o segmento, qualificar. E aí nós faremos a economia criativa girar com mais qualidade”, declarou a ministra, que salientou: “A cultura, além de ser um legado, também é um setor que gera a economia no país”, acrescentou.
O programa visa mobilizar, qualificar e integrar lideranças, organizações e atores da economia criativa da região, incentivando o alinhamento das demandas locais e a união das políticas públicas municipais, estaduais e federais, destacando o fortalecimento das dinâmicas econômicas de criação, produção, comercialização e consumo de bens e serviços criativos em prol do desenvolvimento sustentável.
A iniciativa será viabilizada por instrução normativa, assinada durante o evento, que estende o alcance e as possibilidades de financiamento da cultura pela Lei Rouanet.
O mecanismo de incentivo, agora com foco também no desenvolvimento de políticas públicas de economia criativa, representa um avanço no sentido de fomentar a cultura e expandir parcerias.
Serão atendidas pelo Kariri Criativo as cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, na região do Cariri, célebre por sua produtividade econômica e diversidade cultural.
A iniciativa irá impulsionar o desenvolvimento econômico da região, por meio da produção cultural. As ações têm o apoio do Banco do Nordeste e serão pautadas pelo diálogo com a sociedade.