Membro do Xdinary Heroes faz carta após falas de cunho racista e eugenista
Jun Han pediu desculpas aos fãs neste domingo (29)


O guitarrista da banda Xdinary Heroes, Jun Han, pediu desculpas aos fãs após fazer comentários de cunho racista e eugenista. No Bubble, aplicativo de interação entre ídolos e fãs, ele sugeriu “pegar as vantagens de cada raça”, além de listar “vantagens genéticas” de pessoas negras.
Com a repercussão negativa das falas, Jun Han publicou uma carta escrita à mão nas redes sociais, pedindo desculpas,
“Antes de tudo, peço sinceras desculpas pela dor e pelo desconforto que meus comentários descuidados causaram a muitas pessoas. Percebi que o que eu disse refletia uma perspectiva enviesada, e estou profundamente refletindo sobre isso”, disse o músico.
“Quero pedir mais uma vez minhas mais sinceras desculpas a todos que se sentiram magoados ou ofendidos pela minha falta de conhecimento histórico, de consciência social e de sensibilidade. De agora em diante, continuarei aprendendo e me desenvolvendo para poder agir com base em compreensão e conhecimento precisos. Este incidente me fez perceber mais claramente o peso das minhas palavras e ações, e serei mais cauteloso e responsável em tudo o que fizer.”
K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!
O Xdinary Heroes debutou em dezembro de 2021 e é formada por outros cinco membros além do guitarrista – Gunil, Jungsu, Gaon, O.de e Jooyeon.
Após o ocorrido, a JYP Entertainment, empresa responsável pelo grupo, divulgou um comunicado.
“Jun Han está levando este assunto muito a sério e está refletindo profundamente sobre ter causado grande decepção e ferido muitas pessoas com suas palavras e atitudes impensadas”, disse a agência.
“Nós, como empresa, também reconhecemos nossa responsabilidade pela falta de preparo na educação do artista e sentimos profundamente por isso. Iremos nos esforçar ao máximo para que situações como esta não se repitam, dando maior atenção e proporcionando ao artista uma educação rigorosa sobre consciência social, sensibilidade e formas de comunicação cuidadosas com o público, para que ele possa demonstrar valores corretos e uma postura madura.”