Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Lucas Silveira, da Fresno, revela estresse com ‘estética Rick Bonadio’

'O rock do Brasil peca muito porque é muito limpo', analisa vocalista

Lucas Fresno (Instagram Lucas Fresno)

Lucas Silveira (Instagram Lucas Fresno)

Lucas Silveira e Gustavo Mantovani, vocalista e guitarrista da Fresno, respectivamente, contaram como a passagem de banda underground para uma banda da Universal Music com chancela do produtor Rick Bonadio. Em entrevista no canal de Mateus Starling, a dupla mostrou como o produtor e a gravadora não entenderam o som da Fresno —e em vários momentos da conversa, dão a entender que não houve uma atenção dedicadada à banda que vinha de três álbuns aclamados no hardcore brasileiro.

“Foi fonte de estresse muito grande ter uma visão compartilhada do som que a gente queria fazer. O Mídas [estúdio do selo de Rick Bonadio, o Arsenal Music] tem uma SSL 6000E. ‘Ah, mas é a mesa do ‘Black Album’. Sim, mas a banda era o Metallica! E aí, tu ficava meses de estúdio até chegar no som (…). Era um outro método de fazer discos. A mesa hoje não é crucial para se fazer um disco. É muito massa, mas não é isso. E nós já chegamos ao estúdio sabendo o que queríamos fazer, algo muito pouco comum para as bandas jovens que ele produzia”, disse Lucas.

O papo segue com o vocalista comparando Bonadio com Carlos Eduardo Miranda (1962-2018). “Você vê as produções do Miranda que, pra mim, é um produtor muito foda… Tom Campone… Eles sabiam pegar a banda e tirar a seiva. Isso não era uma coisa que tínhamos naquele ambiente de estúdio grande, produtor bombado mas algo como ‘oh, meo, tem que ser meio rápido, tem duas semanas de estúdio…”, continuou.

A banda gravou dois álbuns sob a tutela da Universal Music e produção de Rick Bonadio (“Redenção”, de 2008, e “Revanche”, de 2010). “A gente percebeu que tinha um racha ideológico de como se deve produzir um disco. E, claro, a gente estava num ambiente foda então ‘ah, vamos acreditar nesses velhos aí’. Eu cedi na época porque eu sabia o que eu queria, mas não sabia como chegar onde eu queria. E faltava um parceiro produtor que dissesse ‘entendi o que vocês querem’ —como foi quando o Liminha se apaixonou pelo Forfun”.

Veja o papo de Lucas Silveira no podcast de Mateus Starling

Rick Bonadio é responsável por grandes sucessos do pop-rock nacional. O som “limpo” identificado por Lucas Silveira, da Fresno, vem da escola de pop rock cristão, na qual Rick Bonadio trabalhou após primeira passagem pelo rap. Depois, o produtor chegaria a um patamar de destaque por descobrir o fenômeno Mamonas Assassinas e, posteriormente, ser responsável pela sonoridade da banda Charlie Brown Jr.

Pelo selo Arsenal Music, Bonadio produziu contemporâneos da Fresno como a NxZero.