Você está lendo
‘Quando Éramos Reis’: disco ao vivo mostra a superioridade do Led Zeppelin

‘Quando Éramos Reis’: disco ao vivo mostra a superioridade do Led Zeppelin

'Live EP' traz quatro faixas do quarteto inglês gravadas em 1975 e 1979

Led Zeppelin (divulgação)

Lançado no dia 24 de fevereiro de 1975, “Physical Graffiti”, sexto disco do Led Zeppelin, é o que pode ser chamado de a perfeição em forma de disco. Jimmy Page (guitarra), John Paul Jones (baixo e teclados), Robert Plant (vocais) e John Bonham (bateria) estavam em ponto de bala e soltaram um combinado de rock pesado, soul music, funk/disco, música folk e world music como raramente havia sido presenciado no cenário musical.

VEJA TAMBÉM
Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo

Pois no dia 12 de setembro, o espólio do Led Zeppelin mostra uma forma de aprimorar aquilo que originalmente nasceu insuperável. “Physical Graffiti” será relançado no mercado em vinil e CD triplos, graças à adesão de quatro faixas ao vivo – “In My Time of Dying”, “Trampled Underfoot”, “Kashmir” e “Sick Again”. “Live EP” –o nome do projeto– também poderá ser adquirido separadamente.

O que esperar do live EP  “Physical Graffiti” do Led Zeppelin

As quatro performances do EP foram gravadas em situações diferentes e já tinham sido lançadas num DVD de 2003, que continha vídeos ao vivo do Led Zeppelin. “In My Time of Dying” e “Trampled Underfoot” são de uma apresentação do conjunto no ginásio de Earls Court, em 1975. “Kashmir” e “Sick Again” foram tiradas do concerto do quarteto no festival de Knebworth, no ano de 1979. A seção rítmica formada por Bonham e Paul Jones se destaca em ambas as apresentações. Bonham brilha nas pauladas certeiras e pesadas no blues pesado “In My Time of Dying” e nas viradas de bateria em “Kashmir”. Paul Jones, por seu turno, se destaca nos teclados de “Trampled Underfoot”, uma pré-disco, e na forma que “sustenta” as viradas de Bonham para que Page e Plant possam brilhar em seus postos.

O Led Zeppelin entrou em parafuso logo depois do lançamento de “Physical Graffiti”. Coincidência ou não, a fixação de Page pelo ocultismo causou uma maré de azar para a banda –que resultou num acidente de carro bizarro de Plant, a morte do filho do mesmo Plant devido a um vírus desconhecido e a morte de Bonham, que morreu sufocado pelo próprio vômito depois de consumir 40 doses de vodca com suco de laranja e três enroladinhos de presunto. O grupo decretou oficialmente o fim das suas atividades no dia 04 de dezembro de 1980.

“Physical Graffiti” e “Live EP” são o porquê do Led Zeppelin ter sido considerado um dia o melhor grupo de rock de todos os tempos.

Ouça “Physical Graffiti” remasterizado

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.