Kpop: lightsticks reforçam manifestações na Coreia do Sul contra presidente
Item de grupos de kpop ajudam manifestantes no país
Jovens ativistas sul-coreanos tomaram as ruas de Seul esta semana em protestos massivos pedindo o impeachment do presidente Yoon Suk Yeol.
Acenando com bastões de luz de plástico – são onipresentes em shows de kpop (também conhecidas como lightsticks) – e cantando músicas de G-Dragon e aespa, dezenas de milhares estão indo às ruas da Assembleia Nacional na capital desde a tentativa fracassada Yoon de empregar a lei marcial na semana passada.
O crítico musical Kim Do Heon disse à “Reuters” que a vantagem de usar os bastões de luz é o quão resistentes os brinquedos piscantes são – em comparação com as velas que foram a marca registrada dos protestos de impeachment da ex-presidente Park Geun-hye em 2016.
KPOP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!
“Ele brilha muito e vem em um tamanho fácil de carregar”, disse Heon.
“Whiplash” do aespa, “Crooked” do G-Dragon, “I Am the Best” do 2NE1 e “Into the New World” do Girls’ Generation estão entre as mais tocadas pelos manifestantes.
Os lightsticks são usados por grupos de kpop em shows para interação dos fãs com a performance. Os bastões reproduzem luzes coloridas sincronizadas com as apresentações.
Cada grupo cria e lança seu próprio lightstick.
Yoon Suk Yeol impeachment rally even in Tokyo. Protestors are singing SNSD’s Into the New World pic.twitter.com/r6aybQvhZY
— Joseph Kim (@josungkim) December 7, 2024
Whiplash by aespa was playing during a protest at the National Assembly in South Korea.pic.twitter.com/QmkwgC8aIS
— About Music (@AboutMusicYT) December 6, 2024